Leme tem programação extensa para a Semana Mundial do Meio Ambiente

“NOSSA TERRA. NOSSO FUTURO. NÓS SOMOS A #GERAÇÃORESTAURAÇÃO”
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, informa sobre a Semana Mundial do Meio Ambiente.
A Semana Mundial do Meio Ambiente, acontece sempre nos dias que antecedem o dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
A data foi criada em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, para discutir os impactos da ação humana na natureza e os riscos para sua sobrevivência.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal meio das Nações Unidas sensibilizar as pessoas e promover a ação mundial em prol do meio ambiente. Celebrado anualmente desde 1974, tornou-se também uma plataforma vital para estimular progressos nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de 150 países participam da comemoração a cada ano. Grandes corporações, organizações não governamentais, comunidades, governos e celebridades de todo o mundo adotam esse marco do Dia Mundial do Meio Ambiente para defender causas ambientais.
Semana Mundial do Meio Ambiente 2024
O Reino da Arábia Saudita, anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançaram campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca antes das comemorações globais do dia 5 de junho, na capital do país, Riad.
“Agora é a hora de agir de acordo com os compromissos para prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas”, disse Elizabeth Mrema, diretora-executiva adjunta do PNUMA, lançando a campanha global em um evento da Semana Ambiental da Arábia Saudita (Saudi Environment Week) em Riad.
“Somos a primeira geração a compreender plenamente as imensas ameaças à terra e podemos ser a última a ter a chance de reverter o curso da destruição. Nossa prioridade agora deve ser a restauração dos ecossistemas – o replantio de nossas florestas, o reumedecimento de nossos pântanos, a revitalização de nossos solos”, acrescentou.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, até 40% das terras do planeta estão degradadas, afetando diretamente metade da população mundial e ameaçando cerca de metade do PIB global (US$ 44 trilhões). O número e a duração das secas aumentaram em 29% desde 2000 – sem uma ação urgente, as secas podem afetar mais de três quartos da população mundial até 2050.
A restauração de terras é um pilar fundamental da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), um apelo para a proteção e a revitalização de ecossistemas em todo o mundo, o que é fundamental para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
2024 marcará o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação. A décima sexta sessão da Conferência das Partes (COP 16) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) será realizada na capital saudita, Riad, de 2 a 13 de dezembro de 2024.
(fonte: United Nations Environment Programme https://www.unep.org/pt-br)
Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de Junho
A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente visa à conscientização das pessoas e entidades diversas para a necessidade de uma visão sistêmica sobre o meio ambiente e a importância da garantia da conservação dos seus recursos.
Observamos diariamente o quanto são visíveis às mudanças climáticas em função da alteração do ambiente natural e a interferência do ser humano nesse meio, sem a preocupação de possíveis consequências irreversíveis dos problemas ambientais causados, podendo acarretar na escassez de recursos naturais fundamentais para a vida no Planeta e até mesmo o esgotamento de recursos não renováveis.
Sendo assim, espera-se que as sociedades mundiais se informem sobre os impactos do homem sobre o meio ambiente e adquiram uma postura mais consciente sobre o uso de recursos e suas ações, desde as mais simples, como jogar o lixo em locais adequados e outras pequenas ações que, se somadas, podem fazer a diferença no final. Além disso, são esperadas ações das entidades governamentais e privadas no sentido de proteger e preservar cada vez mais o meio ambiente e os recursos naturais.
A Secretaria do Meio Ambiente elaborou uma programação voltada para a Semana Mundial do Meio Ambiente 2024, no Parque Ecológico Mourão de 05 a 09 de junho:
Dia 05 de junho – quarta-feira
07h: meditação – Sérgio Sacchi
08h: meditação – Sérgio Sacchi
Dia 06 de junho – quinta-feira
07h30: Taishi – Tiago Santana
09h: Produção de Mudas – Gaia Urbanismo
Dia 07 de junho – sexta-feira
08h30h: Educação ambiental: poluição da água e do solo – Maria Cristina Faracini – SAECIL
10hh: Conhecimento sobre Separação e Destinação de Materiais recicláveis e orgânicos – RECICLALEME.
Dia 08 de junho – sábado
08hh: Observação de Aves – Jean Doniseti Bortolucci e Juliano Sapatin – E.E. Maria Joaquina de Arruda
10h: Palestra: Gestão de Resíduos e a importância da coleta seletiva para a preservação dos oceanos – Natália Fior
10h às 13h: Ofinica Pintura com pigmentos naturais – Escola de Artes EFA – Fábio Andrade
13h: Workshop : Artes com elementos da natureza – Karla Nouless
Dia 09 de junho – domingo
09h: Aula de MMA – Rodrigo Garage
Durante toda a semana também estará disponível no Parque Ecológico:
Exposição de fotos e materiais desenvolvidos pelas escolas do município;
Distribuição de mudas;
Ponto de Entrega Voluntária – pilhas, baterias, eletrônicos e materiais recicláveis – ficará permanente após a Semana do Meio Ambiente;
Os visitantes poderão fazer doações de ração para cães e gatos.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar, Centro, ou através do telefone (19) 3097-1000 ramal 1008.
Secretaria de comunicação social – Prefeitura do município de Leme
/


Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)