Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento

Historicamente, o distrito de Cachoeira de Emas padece com a falta de visão estratégica de sucessivas gestões municipais.
Apesar de ser um consolidado ‘Recanto Turístico’, o local enfrenta um cenário de abandono.
Na memória da população, apenas o ex-prefeito Ademir Alves Lindo, é lembrado por ter realizado intervenções significativas; desde então, o descaso impera.
Antigamente, o distrito contava com um administrador presente, que vivenciava o cotidiano da comunidade e, mesmo com recursos limitados, buscava soluções para as demandas locais.
Esse cenário mudou em 2025. O prefeito Fernando Lubrechet (NOVO) chegou a prometer, em reunião com a Associação de Bairros, que a nomeação do novo administrador passaria por uma consulta popular.
A promessa, no entanto, revelou-se uma falácia. Foi nomeado um desconhecido das necessidades locais que, em vez de atuar no distrito, despacha no conforto do ar-condicionado no “Castelinho”, na Praça do Avião.

Foto acima, esgoto saindo a ‘céu’ aberto
As consequências dessa ausência ficaram evidentes no último domingo (4), quando uma “catástrofe ambiental” atingiu a região da “prainha”, com o transbordamento da rede de esgoto em frente a restaurantes e quiosques, gerando um odor insuportável, afugentando turistas e prejudicando o comércio.
O SAEP só compareceu ao local após ser acionado diretamente pelos comerciantes, e não pelo administrador ausente.

“Até quando nossa região será negligenciada? Precisamos de um administrador de verdade, que viva o dia a dia daqui”, questionou o proprietário de um quiosque, ressaltando que o atual responsável nunca é visto no distrito.


Rodrigo Garcia e o incômodo retorno do municipalismo ao jogo político paulista
Trabalho e Compromisso. Prefeito de Leme anuncia os feriados e pontos facultativos de 2026 e novos cursos
Mundial FM Pirassununga e Piracema Plus completou 100º programa A Voz do Povo, após a unificação
GCM de Porto Ferreira encerra 2025 com resultados históricos no combate ao crime e inicia com força total em 2026
Leme. Prefeito Claudemir Borges segue governando de “A a Z”
GCM de Pirassununga segue autuou jovem soltando ‘pipa’ com linha ‘chinesa’. Outro foi multado por queima de fios de cobre