Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento

Historicamente, o distrito de Cachoeira de Emas padece com a falta de visão estratégica de sucessivas gestões municipais.
Apesar de ser um consolidado ‘Recanto Turístico’, o local enfrenta um cenário de abandono.
Na memória da população, apenas o ex-prefeito Ademir Alves Lindo, é lembrado por ter realizado intervenções significativas; desde então, o descaso impera.
Antigamente, o distrito contava com um administrador presente, que vivenciava o cotidiano da comunidade e, mesmo com recursos limitados, buscava soluções para as demandas locais.
Esse cenário mudou em 2025. O prefeito Fernando Lubrechet (NOVO) chegou a prometer, em reunião com a Associação de Bairros, que a nomeação do novo administrador passaria por uma consulta popular.
A promessa, no entanto, revelou-se uma falácia. Foi nomeado um desconhecido das necessidades locais que, em vez de atuar no distrito, despacha no conforto do ar-condicionado no “Castelinho”, na Praça do Avião.

Foto acima, esgoto saindo a ‘céu’ aberto
As consequências dessa ausência ficaram evidentes no último domingo (4), quando uma “catástrofe ambiental” atingiu a região da “prainha”, com o transbordamento da rede de esgoto em frente a restaurantes e quiosques, gerando um odor insuportável, afugentando turistas e prejudicando o comércio.
O SAEP só compareceu ao local após ser acionado diretamente pelos comerciantes, e não pelo administrador ausente.

“Até quando nossa região será negligenciada? Precisamos de um administrador de verdade, que viva o dia a dia daqui”, questionou o proprietário de um quiosque, ressaltando que o atual responsável nunca é visto no distrito.


Piracema: 2ª Cia de Polícia Ambiental divulga balanço final após 120 dias de fiscalização
Criança Laudada com TDAH, é agredida pela mãe em recinto escolar. Caso foi registrado no plantão policial
Bebê morre após queda de árvore em casa na Academia da Força Aérea no interior de SP
Antiga Unidade de Saúde da Vila Santa Fé volta a funcionar
IPTU 2026: Emissão deve ser feita prioritariamente pela internet
Polícia analisa celular de mãe que envenenou filha de 3 anos com chumbinho