Leme. Prefeito Claudemir Borges segue governando de “A a Z”

O prefeito de Leme, Claudemir Borges (PSD), vem consolidando uma gestão pautada pela governabilidade e pelo diálogo direto com a população. Além de manter o gabinete aberto, o chefe do Executivo percorre as ruas da cidade para ouvir as demandas da comunidade e acolher sugestões que contribuam para o crescimento do município.
Esse modelo de gestão participativa acompanha o ritmo de expansão de Leme, que se destaca na região pela chegada de novas indústrias e pela consequente geração de empregos.
Para manter a transparência, a Secretaria de Comunicação Social, sob a liderança do secretário Bruno Eric de Souza Gonçalves, realiza a divulgação diária das ações governamentais. Confira os destaques desta terça-feira (6):
- Lazer: Parque Ecológico Mourão terá horário diferenciado durante as férias escolares.
- Meio Ambiente: Leme recebe Certificado de Qualificação do Programa Município VerdeAzul.
- Saúde: Prefeitura inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes e bebês.
Parque Ecológico Mourão com horário diferenciado durante as férias escolares
Parque Ecológico Mourão oferece programação especial para criançada
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informa sobre o horário de funcionamento do Parque Ecológico Mourão nas férias escolares.
Visando proporcionar uma alternativa de lazer e atividades para as crianças, durante as férias escolares, a Secretaria do Meio Ambiente alterou o horário de funcionamento do Parque Ecológico Mourão, o popular “Bosque”.
Durante todo o período das férias escolares, o “Bosque” abrirá todos os dias da semana, das 07h às 17h.
“A mudança no horário foi pensada para oferecer às crianças, durante o período de férias, uma opção de lazer ao ar livre. O Parque Ecológico Mourão possibilita o contato direto com a natureza, a observação dos animais e caminhadas pelas trilhas, contribuindo para momentos de convivência e bem-estar”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Rafael Alves de Carvalho Almeida.

“Entre os animais que podem ser vistos no local estão um casal de avestruzes, pôneis, mini bois e mini vacas, um viveiro de aves e a fazendinha, que abriga ovelhas, galinhas japonesas, perus e uma lhama”, completa.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1008.
Leme recebe Certificado de Qualificação do Programa Município Verde Azul
Município alcança qualificação e reconhecimento do governo estadual ao atender critérios técnicos de sustentabilidade e políticas ambientais
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, informa sobre o recebimento do Certificado de Qualificação do Programa Município verde Azul.
O município de Leme recebeu o Certificado de Qualificação do Programa Município verde Azul – Ciclo 2024/2025, concedido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado de São Paulo, em reconhecimento à eficiência da gestão ambiental desenvolvida no município.

A certificação atesta que Leme cumpriu e superou critérios técnicos exigidos pelo programa estadual, por meio da implementação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental, ao desenvolvimento sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população.
O Programa Município Verde Azul avalia a gestão ambiental dos municípios paulistas a partir de 10 diretrizes estratégicas, entre elas o tratamento de esgoto, a gestão de resíduos sólidos, a arborização urbana e as ações de educação ambiental. Com base nas iniciativas executadas e nas diretrizes atendidas, Leme alcançou 55,25 pontos, garantindo sua qualificação no programa.
A obtenção do certificado representa um conjunto de comprometimento, responsabilidade e transparência, demonstrando que o município mantém políticas públicas estruturadas e desempenho acima da média estadual na área ambiental.
Além do reconhecimento institucional, a qualificação no Programa Município Verde Azul torna o município apto à captação de investimentos estaduais, fortalecendo ações voltadas ao crescimento planejado, à proteção dos recursos naturais e à promoção de um ambiente urbano equilibrado.
A Prefeitura de Leme reforça que a gestão ambiental segue como uma prioridade da administração municipal, com ações contínuas que integram desenvolvimento, sustentabilidade e bem-estar da população, garantindo um futuro responsável para as próximas gerações.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 2º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Prefeitura de Leme inicia vacinação para proteger gestantes e bebês do Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
Vacinação de gestantes contra o VSR ocorre, em todas as salas de vacina, das 07h às 17h
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a aplicação da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gestação,ocorre, nas 11 salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A nova tecnologia foi recentemente incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Ministério da Saúde e representa um avanço importante na proteção de gestantes e, principalmente, de bebês nos seus primeiros meses de vida — período em que são mais vulneráveis a formas graves da doença.

Avanço histórico na prevenção de doenças respiratórias graves
O VSR é responsável por aproximadamente 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos, sendo uma das maiores causas de internação por doenças respiratórias nesse público.
A estratégia nacional prevê a proteção de cerca de 2 milhões de bebês em todo o país, por meio da vacinação materna que garante anticorpos já durante a gestação.
“A incorporação desta vacina representa um marco na saúde materno-infantil. Proteger gestantes é proteger nossos bebês, reduzindo internações e fortalecendo nossa rede de atenção básica”, destaca o Ministério da Saúde.
(Fonte:www.gov.br)
Quem pode receber a vacina?
Gestantes a partir de 28 semanas de gestação
A vacinação pode ocorrer até o final da gestação
A imunização é exclusiva para gestantes
Caso a gestante não receba a vacina, o bebê NÃO poderá ser vacinado após o nascimento, pois a proteção acontece por meio da transferência de anticorpos da mãe para a criança durante a gestação.
Por que é importante se vacinar?
A recusa ou o atraso na imunização pode expor mãe e bebê a riscos importantes, como:
l Maior chance de infecções causadas pelo VSR
l Risco aumentado de bronquiolite, bronquite e pneumonia nos primeiros meses de vida
l Possibilidade de hospitalizações, especialmente em prematuros
A vacinação é segura, eficaz e fundamental para prevenir complicações graves decorrentes do vírus.
A vacina estará disponível, nas 11 salas de vacinação que atendem das 7h às 17h.
Compromisso com a proteção das gestantes e crianças de Leme
A Prefeitura reforça a importância da adesão das gestantes à nova vacina e destaca o compromisso contínuo com políticas públicas que ampliem a proteção materno-infantil.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.


Mundial FM Pirassununga e Piracema Plus completou 100º programa A Voz do Povo, após a unificação
GCM de Porto Ferreira encerra 2025 com resultados históricos no combate ao crime e inicia com força total em 2026
Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento
GCM de Pirassununga segue autuou jovem soltando ‘pipa’ com linha ‘chinesa’. Outro foi multado por queima de fios de cobre
PMAmb da 2ª Cia, incessante no combate aos crimes ambientais
Falecimento da Sra. Nilse Tuckmantel