Comissão de Estudo do Plano Diretor faz 3ª reunião
O encontro semanal da comissão de estudos para elaborar novo Plano Diretor para o Município de Pirassununga prosseguiu durante a manhã de quinta-feira passada (11), nas dependências do Plenário do Paço, cujo objetivo principal foi determinar a aprovação do regimento interno e a coordenação dos trabalhos de estudos da comissão.
Formado por 16 componentes, entre servidores, arquitetos, engenheiros, advogados e outros especialistas, a Comissão de Estudo do Plano Diretor em apenas três encontros já aprovou o regimento dos trabalhos, que devem se tornar mais intensos já nas próximas semanas.
Uma das decisões defendidas pelos membros foi a importância da publicidade deste trabalho e, por este motivo, ficou definido que todos os Conselho Municipais ativos em Pirassununga, além das entidades e associações e, mesmo, pessoas populares interessadas em colaborar com a equipe do Plano Diretor procurem pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – 3º piso do Paço Municipal – para que possuam contribuir diretamente neste processo de captação de dados para formalizar os estudos da comissão. O contato disponibilizado é pelo telefone (19) 3565-8041 ou mesmo pessoalmente no guichê da pasta.
Além do Regimento Interno aprovado que vai “guiar” todos os trabalhos e estudos, a comissão também já formalizou pelo menos oito grupos de dez a 12 componentes – ainda a serem definidos – para que iniciem o levantamento e captação dos dados para o futuro documento. Já no encontro desta semana – quinta-feira (18), a partir das 9 horas, mais uma vez no Plenário do Paço – também se inicia a organização de todo o material de pesquisa (diagnóstico técnico), nos mais variados segmentos.
Também deverá ser definido nos próximos dias, a elaboração de um questionário online – a ser disponibilizado no site oficial da Prefeitura Municipal (www.pirassununga.sp.gov.br) – em que entidades, associações e conselhos deverão responder com dados precisos e oficiais sobre suas respectivas atuações. “Queremos nos municiar com o máximo e o mais farto número de dados e levantamentos, para podermos estruturar as propostas e soluções que todo este trabalho complexo vai compor no Plano Diretor”, reiterou o presidente dos trabalhos e estudos, o servidor Marco Beltran.
• Política norteadora – O Plano Diretor é o instrumento básico da política norteadora de desenvolvimento de qualquer município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Este planejamento foi instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana”, e é regulamentado pela Lei Federal nº 10.257/2001, mais conhecida como “Estatuto da Cidade”, pelo Código Florestal (Lei Federal nº 4.771/65) e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei Federal nº 6.766/79).


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’