Leme: Prefeitura reverte ação na Justiça e Festa do Peão poderá contar com Rodeio em 2017
A Prefeitura do Município de Leme, através da Procuradoria Jurídica do Município, obteve decisão favorável à realização da tradicional “Festa do Peão de Leme”, em 2017. O julgamento foi realizado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, na tarde da quinta-feira, 04 de maio.
O Ministério Público ajuizou ação civil pública ambiental para impedir que fosse realizada a Festa do Peão na cidade de Leme. A alegação do Ministério Público é que o evento ocorrendo em perímetro urbano estaria proibido pelo Decreto Estadual 40.400/95, ajuizando também a alegação de maus tratos aos animais. O Juiz de Direto da Comarca de Leme deu provimento à ação, onde proibia a realização de festas de rodeio em perímetro urbano. Vale ainda salientar que na sentença, o próprio Juiz enfatiza que nunca houve, em anos anteriores, qualquer indício de maus tratos aos animais e desde que respeitadas às legislações para a prática de rodeio no Brasil, não há qualquer incidência de maus tratos aos animais.
Após a sentença, imediatamente a Procuradoria Jurídica do Município de Leme, entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que no dia 04 de maio, por 3 votos a 2, deu provimento ao recurso, permitindo a realização da Festa de Peão em Leme, desde que adotadas todas as práticas corretas e observadas as legislações federais que disciplinam a prática de rodeios no Brasil.
Quanto à realização da Festa de Peão em perímetro urbano, foi dado parcial provimento, uma vez que não foi afastado o Decreto Estadual 40.400/95, onde observa que só será permitida a realização do evento se respeitadas todas as condições necessárias e autorizações sanitárias como especificado no parágrafo primeiro, do artigo 23 do referido decreto.
A Prefeitura aguarda a publicação do acórdão da sentença, para tomar as devidas providências para que sejam cumpridas todas as exigências e que a festa seja realizada dentro dos padrões legais. Tudo indica que a Festa do Peão de Leme poderá ser realizada em setembro de 2017.
Com informações: Secretaria de Comunicação Social de Leme


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”