Projeto com 30 bicicletas facilita percurso no maior campus da USP em Pirassununga
Por G1 São Carlos e Araraquara
Alunos, professores e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga, estão aderindo ao projeto ‘Vamos de Bike’, que disponibiliza 30 bicicletas para percorrer o maior campus da universidade. O objetivo é facilitar o deslocamento e beneficiar o meio ambiente evitando veículos poluentes.
Com uma área de mais de 2 mil hectares, é difícil fazer tudo a pé ou depender de ônibus e carros na USP. “Andar a pé não tem como, é muito longe e o calor. A gente tem que ir para a aula e é complicado, a gente tem que sair muito antes”, disse a estudante de pós-graduação Marisa Manso.
USP disponibiliza bicicletário no campus de Pirassununga (Foto: Felipe Lazzarotto/ EPTV)
O projeto da USP vem para facilitar o deslocamento, que conta com uma ciclovia de 1 quilômetro e 800 metros.
“A bicicleta é muito confortável, é alta, tem uma ergonomia interessante, tem um local onde você pode colocar mochila, laptop, livros”, destacou a professora Fernanda Brando.
Benefícios ao meio ambiente
A superintendente de gestão ambiental da USP, Patrícia Iglecias, explica que a iniciativa de montar um bicicletário também vai ajudar a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
“Esse é um projeto piloto para ser estendido para outros locais. Diminuindo o uso de veículos e utilizando um meio que é a bicicleta, que não tem emissão de gases estufa, traz benefícios não só para a universidade, mas como o meio ambiente de forma geral”, disse.
O estudante Arthur Firmino não quer mais saber de veículos motorizados e já fechou parceria com a magrela. “Se eu vier de bicicleta e usar no campus eu vou economizar dinheiro e beneficiar o meio ambiente”, disse.
O sistema de compartilhamento está em período experimental e há intenção de disponibilizar o empréstimo para a comunidade externa em breve.
Veja como se cadastrar para usar as bikes
O cadastramento de usuários é feito na Seção de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) da USP, das 8h às 12h e das 14h30 às 16h. As regras de uso estão disponíveis no site da USP.