Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério

O vereador Carlos Luiz de Deus (MDB), o Carlinhos de Deus, apresentou na semana passada, em parceria com a vereadora Mirelle Bueno (PDT), uma indicação ao Executivo sugerindo a realização de estudos para aplicação da Lei Federal nº 15.326/2026 às Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) do município, com o objetivo de reconhecê-las como profissionais do magistério. Eles pretendem também encaminhar um anteprojeto sobre o assunto.
A indicação destaca que a legislação federal recentemente sancionada representa um marco ao reconhecer como profissionais da Educação aqueles que educam, cuidam, acompanham e participam diretamente do processo pedagógico. Segundo os vereadores, a norma consolida o entendimento de que a Educação Infantil integra o magistério e deve ser tratada como tal pelas administrações públicas.
No documento, os vereadores argumentam que o trabalho desenvolvido na educação infantil não possui caráter meramente assistencial, mas natureza educativa, pedagógica e formativa, sendo essencial ao desenvolvimento integral da criança. “As ADIs atuam diretamente no cuidado, na educação e no acompanhamento das crianças, exercendo funções pedagógicas indispensáveis à formação das novas gerações”, registraram.
Para os autores, o reconhecimento delas como integrantes do magistério promoveria valorização profissional, justiça funcional e segurança jurídica, além de fortalecer a política educacional do município.
Em resposta encaminhada ao Legislativo, o Executivo informou que a matéria já se encontra em análise pela Procuradoria Geral do Município. De acordo com o comunicado, a avaliação tem como objetivo verificar a viabilidade jurídica e os impactos administrativos decorrentes de eventual aplicação da legislação.
Autoria: Imprensa/Câmara


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’
Um (1) ano do maior golpe da história de Pirassununga