Seminário debate um novo olhar sobre a filantropia no Brasil

No Brasil, a filantropia é ainda vista como um conceito associado ao assistencialismo e à caridade, e não como ferramenta de apoio e fortalecimento de organizações e movimentos da sociedade civil. É para transformar esta percepção e fomentar o debate sobre a relevância de doações para a sociedade civil e o papel da filantropia para a justiça social, que será organizado o Seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia, nos dias 21 e 22 de setembro, na Unibes Cultural, em São Paulo.
O evento comemora os 10 anos da Rede de Filantropia para a Justiça Social no Brasil e deve reunir cerca de 250 atores do campo da filantropia nacional e internacional e representantes da sociedade civil.
Entre os temas propostos estão a Filantropia e cenário político e Filantropia do futuro: decolonização e democratização de acesso a direitos e recursos.
Está prevista também a realização de workshops e mesas temáticas organizados pelas organizações membro da rede e parceiros, o lançamento de pesquisas e publicações do campo e a realização de reuniões de alianças e programas internacionais relacionados à filantropia em cooperação Sul-Sul.
O evento será espaço também para o lançamento do mapeamento de fundos e fundações comunitárias independentes no Brasil, elaborado pela Rede em parceria com a ponteAponte, que traça um perfil sobre os agentes da filantropia no país.
O Seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia é gratuito, com transmissão ao vivo (online) de parte da programação.
Serviço:
Seminário Filantropia, Justiça Social, Sociedade Civil e Democracia Data: 20 e 21 de setembro de 2022 – 09h00 às 8h00Local: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo/SPInscrições: Clique aquiIdealização e organização: Rede de Filantropia para a Justiça Social Produção: Necta
Sobre a Rede
Criada em 2012, a Rede de Filantropia para a Justiça Social reúne fundos e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça social, direitos humanos, cidadania e desenvolvimento comunitário.
A organização tem por propósito promover e diversificar uma cultura filantrópica no Brasil que garanta e amplie os recursos para a justiça social.
Integram o quadro de sócios fundadores as seguintes organizações membros: BrazilFoundation, Fundo Agbara, Fundo Baobá, Fundo Elas+, Fundo Brasil, Fundo Casa Socioambiental, ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), Instituto Baixada, Fundo Positivo, Casa Fluminense, ISPN (Instituto Sociedade População e Natureza), Redes da Maré, iCS (Instituto Clima e Sociedade), FunBEA (Fundo Brasileiro de Educação Ambiental), Tabôa e Instituto Procomum.
Coletivo da Comunicação – Assessoria de Imprensa
Valeria [email protected]


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”