Queda de Árvore em Pirassununga provoca danos e eficiência dos Bombeiros
Um vento de pouca densidade que passou por Pirassununga/SP no meio da tarde desta sexta-feira, 24, derrubou uma árvore na Ladeira Padre Felipe, cruzamento com a rua Joaquim Conceição, região central da cidade de Pirassununga/SP, porém, por falta de vistorias por parte da Secretaria de Meio Ambiente, árvores estão vindo à tona. Por sorte, a árvore caiu sobre uma motocicleta, mas, ninguém se feriu.
O desleixo por parte da Prefeitura Municipal de Pirassununga (Secretaria de Meio Ambiente), em não realizar inspeções em árvores em situações de risco, coloca no dia a dia um risco eminente. Solicitações de pedidos de cortes e podas, as quais são autorizadas pela referida secretaria, dificilmente são atendidas pelo Setor de Parque e Jardins, órgão ligado à Secretaria de Obras e Serviços.
Queda e Trabalho
O policiamento de área da 3ª Cia. da PM do 36º BPM/I, acionou o secretário Paulo Tannús, da pasta da Segurança Pública do município, o qual foi para o local e, imediatamente acionou a Defesa Civil e a DEMUTRAM, bem como o Corpo de Bombeiros.
Os heróis do Asfalto, do Fogo, da Água, agora também das Abelhas, usaram de equipamento especial para trabalhar no local, isto devido a uma Colmeia de Abelhas. Os bombeiros, com a DEMUTRAM, isolaram a região, pois o trabalho foi realizado no período da noite para o recolhimento das Abelhas em caixa própria, a qual foi levada para um local próprio, onde posteriormente a árvore que retirada do leito carroçável.
Fotos
Nossa reportagem conseguiu fazer algumas fotos através do veículo com os vidros fechados, isto, devido o alvoroço das Abelhas, onde as imagens mostram os homens do Corpo de Bombeiros com as roupas apropriadas para no caso deste tipo de ocorrência. Outras imagens mostram que o tronco da árvore estaria aparentemente condenado, mas, devido à falta de controle de vistoria da pasta do meio ambiente do município, novo fato veio a ocorrer.
Indenização
Neste caso, o proprietário da motocicleta poderá, se quiser, solicitar, após realizar três orçamentos, o pagamento do concerto do veículo. Também, o município pode arcar com as despesas de transportes do proprietário da motocicleta até quando a mesma esteja em condições de uso, caso a municipalidade se recuse na indenização é necessário buscar um Advogado.
Tulipeira – Spathodea Camanulata
Uma espécie de origem africana. Que se adaptou bem ao clima brasileiro podendo atingir 20 metros em condições normais… Porém quando introduzidas em áreas urbanas, ficam sujeitas as intérpretes do destrato e manejo inadequado fazendo com que está linda árvore venha a cair causando vários danos.
“Outras árvores da mesma espécie poderá vir a cair, mesmo com pouco vento, isito devido à várias situações” disse José Luiz Moura, Zé do Cerrado, ambientalista autodidata, defensor do Cerrado de Emas, da Fauna e Flora, que deverá estar no programa A Voz do Povo, da Rádio Piracema – 94,7 – FM, nesta segunda-feira, 28, a partir das 12h00. O tema será a negligência do município na questão das podas e retiradas de árvores condenas autorizadas pela secretaria pertinente.