Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental continuam impecáveis na Pré-Piracema

Na quarta-feira, 29, os policiais militares ambientais do 1º Pelotão (Pirassununga), do 2º Pelotão (São João da Boa Vista) e do 3º Pelotão (Rio Claro), da 2ª Cia. PMAmb, sob comando do Tenente PM Ivo de Moraes, realizaram ações de patrulhamento ostensivo náutico com apreensão de petrechos, Educação Ambiental e de Pontos de Estacionamento, alcançando os objetivos nas ações.
Atividade de Educação Ambiental
Os Cabos PMs Elias e Maurício, do 2º Pelotão, pelo município de São João da Boa Vista, durante a “Operação Pré Piracema/ Impacto”, estiveram na EMEB José Inácio Diniz, onde desenvolveram, junto aos alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental, uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente. Durante a atividade, abordamos temas relacionados à fauna, à flora, o papel essencial da água para todo o ecossistema e período de Piracema.

A ação contou com a participação de aproximadamente 90 alunos, além de coordenadores e professores.
Patrulhamento ostensivo náutico
Pelo município de Americana, os Cabos PMs Adilson e Diego Liria e Soldado PM Zampronio, do 1º Pelotão, realizaram patrulhamento náutico pela Represa Salto Grande/Rio Atibaia, devido de ações voltadas a coibir delitos no tocante a pesca predatória (Operação Pré-Piracema no corpo hídrico denominado Represa Salto Grande e canal do Rio Atibaia, pelo município de Americana/SP, a citada equipe de Policiamento Ostensivo Náutico, realizou a vistoria de 7 (sete) embarcações e abordagens de 10 (dez) pessoas, sem nenhuma irregularidade.
Diante das abordagens, foram orientados acerca do período da Piracema que se inicia em 01NOV25 até 28FEV25 e sobre a IN IBAMA Nº 25/09.

Patrulhamento ostensivo náutico com apreensão de petrechos

Os Cabos PMs Ezequiel e Mafra, em patrulhamento náutico, pelo Rio Mogi Guaçu, a jusante da barragem da Usina Aratu, em ações voltadas a coibir delitos no tocante a pesca predatória( operação pré -piracema no corpo hídrico denominado Rio Mogi Guaçu, pelo município de Pirassununga, a citada equipe de patrulhamento ostensivo náutico logrou êxito em localizar e recolher do trecho patrulhado o petrecho supracitado disposto no ambiente aquático, emanando assim considerável nocividade à fauna ictiológica nativa, cabendo salientar que os referidos petrechos restará a devida destruição em local adequado e em data oportuna.
Ponto de Estacionamento – Bloqueio
Durante “Operação Impacto / Pré-Piracema”, os Cabos PMs Dearo, Télis e Anderson, do 3º Pelotão, realizaram ponto de estacionamento pelo município de Itirapina, nas coordenadas previamente fornecidas, com a finalidade de coibir infrações e ilícitos ambientais, em foco, à pesca em locais proibidos, orientar e compartilhar o conhecimento da legislação ambiental vigente.

Ponto de Estacionamento – Bloqueio
Os Cabos PMs Dearo, Télis e Anderson, do 3º Pelotão, Patrulhamento Náutico, pelo município de Itirapina, durante “Operação Impacto / Pré-Piracema” realizaram o policiamento náutico pela represa do Broa, sendo realizado cerca de 05h00 de navegação.

Foi realizada abordagem a pessoas em pesca de barranco, foram orientados acerca do periodo de Piracema que se inicia em 01NOV até 28FEV e sobre a IN IBAMA nº 25/09.
Operação Pré-Piracema Fiscalização de Pesca
Em decorrência da Operação Pré-Piracema, pelo município de São João da Boa Vista, os Cabos PMs Elias e Maurício, do 2º Pelotão, realizaram Ponto de Estacionamento e ações de policiamento ambiental preventivo, efetuando incursões às margens
do Rio Jaguari para verificar possível utilização de petrechos proibidos ou exercício da pesca em desacordo com a legislação vigente.

Durante a vistoria, não foi constatada atividade pesqueira em andamento nem presença de indivíduos em situação irregular.
Diante do exposto, conclui-se que a ação de caráter preventivo cumpriu seu propósito educativo e fiscalizatório, reforçando a presença institucional da Polícia Militar Ambiental e contribuindo para a preservação da fauna ictiológica.
A atividade promoveu, ainda, sensação de segurança e conscientização ambiental entre os moradores e frequentadores da região.
Ponto de Estacionamento – Bloqueio
Pelo município de Caconde, os Cabos PMs Rodrigo e Luiz Augusto e Soldado PM Monteiro, realizaram, durante “Operação Impacto / Pré-Piracema”, o policiamento ambiental realizou ponto de estacionamento às margens da Acesso ao parque da Prainha. O local é conhecido por intensa movimentação de veículos turísticos e de veraneio, com acesso a áreas de pesca às margens da Represa Graminha
A ação teve como finalidade coibir práticas criminosas e atos de pesca predatória, promovendo a sensação de segurança para moradores e visitantes da região.

Durante a permanência da equipe no local, não foram observadas irregularidades. Aproveitou-se a oportunidade para orientar os transeuntes sobre a importância do período de defeso, que se inicia no dia 1º de novembro, conforme estabelece a Instrução Normativa IBAMA nº 25/09, restringindo a pesca na bacia do Rio Paraná.
Patrulhamento ostensivo náutico com apreensão de petrechos
Em decorrência de ações voltadas a coibir delitos no tocante a pesca predatória (Operação Pré-Piracema) no corpo hídrico denominado Represa Graminha, pelo município de Caconde/SP, os Cabos PMs Rodrigo e Luiz Augusto e Soldado PM Monteiro, do policiamento ostensivo náutico, lograram êxito em localizar e recolher no trecho alvo da fiscalização petrechos citados dispostos no ambiente aquático, com o propósito de captura espécie da fauna ictiológica.

Foram apreendidos quatro (4) redes de espera totalizando 320 metros de comprimento e seis (6) anzóis de galho.
Ponto de Estacionamento – Bloqueio
Pelo município de Pirassununga, mais precisamente pela SP-201, Rodovia Prefeito Euberto Nemézio Pereira de Godoy, pelo Distrito de Cachoeira de Emas, os Cabos PMs Cunha, Silvério e Mirelle, durante “Operação Impacto / Pré-Piracema” o policiamento ambiental realizou ponto de estacionamento próximo ao acesso do bairro de Cachoeira de Emas. O local é conhecido por intensa movimentação de veículos turísticos e de veraneio, com acesso a áreas de pesca às margens do Rio Mogi Guaçu.

A ação teve como finalidade coibir práticas criminosas e atos de pesca predatória, promovendo a sensação de segurança para moradores e visitantes da região.
Durante a permanência da equipe no local, não foram observadas irregularidades. Aproveitou-se a oportunidade para orientar os transeuntes sobre a importância do período de defeso, que se inicia no dia 1º de novembro, conforme estabelece a Instrução Normativa IBAMA nº 25/09, restringindo a pesca na bacia do Rio Paraná.


Enquanto o Prefeito do (NOVO) de Pirassununga, não consegue elaborar o PPA. Prefeito lemense, Claudemir Borges (PSD), ‘voa baixo’
Nepotismo. MP de Pirassununga recomenda que Prefeitura, Câmara Municipal e SAEP exonerem servidores com indícios de nepotismo cruzado
CORRIDA CONTRA O TEMPO: Polícia Rodoviária Escolta Paciente em Estado Crítico para Transplante de Fígado na UNICAMP
Falecimento da Sra. Lizinetz Brandão Marins.
Sinistro envolvendo motocicleta e utilitário deixa vítima em estado generalizado e outro leve
2ª Cia. PM Ambiental na Operação Pré-Piracema: Protegendo a Vida Aquática Antes do Defeso. Veja reportagem completa