Enquanto o Prefeito do (NOVO) de Pirassununga, não consegue elaborar o PPA. Prefeito lemense, Claudemir Borges (PSD), ‘voa baixo’

Enquanto o prefeito de Pirassununga/SP, Fernando Lubrechet (NOVO), não consegue aprovar o PPA, devido as incapacidades técnicas de seus secretários e, demais comissionados, o prefeito da cidade de Leme/SP, Claudemir Borges (PSD), “voa baixo” anunciando o novo endereço do Ambulatório de Fonoaudiologia, através da Secretaria de Comunicação Social (SECOM).
Ainda, o SECOM, divulgou a Conferência Municipal de Cultura e o Projeto de Leme, que é destaque em mostra estadual de Vigilância Socioassistencial.
Ambulatório de Fonoaudiologia passará a atender em novo endereço
Serviço passa a funcionar em espaço anexo ao Centro Médico Integrado (CMI)
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Saúde informa sobre a mudança de endereço para o Ambulatório de Fonoaudiologia, visando melhores condições de atendimento para os pacientes, a partir do dia 30 de outubro de 2025, quinta-feira.
O Ambulatório Fonoaudiológico, realizava seus atendimentos à Rua dos Girassóis, 120 no Jardim Nova leme, em instalações conjuntas com o Ambulatório de Saúde Mental.
A partir do próximo dia 30 de outubro, passará a atender em instalações anexas ao CMI – Centro Médico Integrado, defronte ao prédio de atendimento do Centro de Especialidades Pediátricas, localizado na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada – Leme – SP (ao fundo do complexo do CMI).
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada ou pelo telefone 3097-1000.
Visita de Orientação Técnica reforça compromisso do Tiro de Guerra de Leme com a formação cívica e disciplinar dos jovens
Inspeção confirma excelência nas atividades cívico-militares desenvolvidas pelo TG 02-074
A Prefeitura Municipal de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que na segunda-feira, dia 27 de outubro, o Tiro de Guerra 02-074 de Leme recebeu a Visita de Orientação Técnica (VOT 2025), realizada pelo Coronel do Exército Brasileiro Filipe Cardoso Gomes, Chefe da Seção de Tiros de Guerra da 2ª Região Militar.
A inspeção teve como objetivo verificar a documentação administrativa, avaliar as condições das instalações, acompanhar o nível de instrução dos atiradores e fiscalizar o cumprimento do Acordo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Leme e o Comando da 2ª Região Militar.

O Coronel Filipe Gomes foi recepcionado pelo Secretário de Segurança, Trânsito, Cidadania e Defesa Civil, Alex Roberto Volpi, que representou o Prefeito Municipal e Diretor do Tiro de Guerra, Claudemir Aparecido Borges. Também participaram da recepção o Chefe da Instrução, Subtenente Leandro César Benini, e o Instrutor, 1º Sargento Fábio Oliveira Azzolin.
A programação teve início com a recepção da autoridade militar pela guarda de honra, seguida da formatura geral dos atiradores. Durante a solenidade, os jovens demonstraram elevado nível de disciplina, espírito de corpo e marcialidade, entoando os brados do TG e a Canção do Exército, reafirmando o comprometimento com os valores cívicos e patrióticos da instituição.
Durante a inspeção, foram realizadas avaliações práticas de montagem e desmontagem de armamento, treinamento físico militar e rotinas administrativas. O resultado foi considerado extremamente satisfatório, refletindo o profissionalismo e a dedicação de toda a equipe do Tiro de Guerra e de seus atiradores.
Com um contingente aproximado de 100 jovens matriculados a cada ano, o Tiro de Guerra 02-074 de Leme exerce papel fundamental na formação cidadã e disciplinar da juventude lemense, fortalecendo o espírito de responsabilidade e amor à Pátria.
Informações adicionais podem ser adquiridas diretamente no Tiro de Guerra 02/074, localizado na Rua Isaco Fioco, 165 — Vila Joest, ou pelo telefone (19) 3571-3309.
1ª Conferência Municipal de Cultura
Principal objetivo da Conferência é discutir as demandas culturais locais e apresentar propostas para o Plano Municipal da Cultura
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, informa sobre a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura.
No dia 1º de novembro, das 8h às 16h, no CEAPRO da Secretaria de Educação, acontecerá a 1ª Conferência Municipal da Cultura, que tem como objetivo discutir as demandas culturais locais e construir, junto à sociedade civil, propostas para o Plano Municipal de Cultura.
O encontro contará com a presença de representantes do Ministério da Cultura, que irão apresentar e debater políticas públicas culturais do Governo Federal, entre elas, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

A Conferência tem papel fundamental na consolidação do Sistema Nacional de Cultura, permitindo que os municípios garantam acesso a programas e recursos federais voltados ao desenvolvimento do setor cultural. A elaboração do Plano Municipal de Cultura é uma das etapas essenciais desse processo, assegurando que Leme esteja apta a captar financiamentos e participar de iniciativas estratégicas em âmbito nacional.
Podem participar todos os munícipes que atuam na área cultural. As inscrições iniciaram no dia 6 de outubro, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço:
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Leme, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, o Instituto Federal e os comitês de cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 -5º Andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Projeto de Leme é destaque em mostra estadual de Vigilância Socioassistencial
Iniciativa reconhece boas práticas locais que fortalecem a gestão e o planejamento do SUAS em todo o Estado de São Paulo
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que o município foi selecionado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) para participar da Mostra das Experiências dos Municípios de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2025, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
A mostra integra o Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial, que tem como objetivo fortalecer a atuação dos municípios paulistas na produção, análise e uso de informações territoriais, contribuindo para o aprimoramento da gestão e do planejamento das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Leme foi uma das dez cidades selecionadas entre 48 propostas inscritas, e se destacou no Eixo 2 – Monitoramento da Oferta e Demanda de Serviços, com a prática intitulada “Da Informação à Ação: Relatórios para o Monitoramento da Rede Socioassistencial”. O projeto, desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, apresenta estratégias inovadoras para o uso de dados e relatórios de acompanhamento, fortalecendo a eficiência e a transparência na gestão da rede socioassistencial do município.
As iniciativas apresentadas pelos municípios foram avaliadas por uma banca técnica da SEDS, com base em critérios como coerência temática, relevância da prática para a consolidação da Vigilância Socioassistencial, potencial de replicabilidade e impacto na gestão local.
“É uma grande satisfação ver o trabalho desenvolvido em Leme sendo reconhecido em nível estadual. Essa conquista mostra que estamos no caminho certo, investindo em gestão qualificada e em práticas que resultam em políticas públicas mais eficazes e próximas das pessoas”, destacou a Secretária de Assitência e Desenvolvimento Social, Josiane Pietro. “A seleção de Leme representa o reconhecimento do compromisso e da competência técnica da equipe municipal”, concluiu a Secretária Josiane.
O evento reunirá representantes de todas as macrorregiões do estado, técnicos municipais e estaduais, além de convidados nacionais, proporcionando um importante espaço de troca de experiências e fortalecimento da política de Vigilância Socioassistencial em São Paulo.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Coronel João Franco Mourão, 308 – Centro ou pelo telefone 3097-1068.


Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental continuam impecáveis na Pré-Piracema
Nepotismo. MP de Pirassununga recomenda que Prefeitura, Câmara Municipal e SAEP exonerem servidores com indícios de nepotismo cruzado
CORRIDA CONTRA O TEMPO: Polícia Rodoviária Escolta Paciente em Estado Crítico para Transplante de Fígado na UNICAMP
Falecimento da Sra. Lizinetz Brandão Marins.
Sinistro envolvendo motocicleta e utilitário deixa vítima em estado generalizado e outro leve
2ª Cia. PM Ambiental na Operação Pré-Piracema: Protegendo a Vida Aquática Antes do Defeso. Veja reportagem completa