Polícia Militar Ambiental prepara Operação Coronel Odilon
Em 14 de dezembro de 1949, o então Tenente PM Odilon Spínola Neto teve a missão de organizar e planejar a fiscalização ambiental em todo o Estado de São Paulo. A “Polícia Florestal” contava com apenas 27 policiais e se tornava a primeira força policial em defesa do meio ambiente da América latina.
Hoje, com o efetivo fixado em 2190 homens e mulheres, o Policiamento Ambiental em São Paulo ainda é pioneiro no uso de tecnologias que auxiliam a proteção do Meio Ambiente. E a mais nova delas é o novo fardamento Camuflado Digital Rural.
E para marcar o início do uso dessa nova ferramenta, nos dias 02 e 04 de fevereiro 2018, o efetivo do Policiamento Ambiental utilizará o novo Fardamento, durante a Operação “Coronel Odilon”, em homenagem ao seu Primeiro Comandante.
O novo fardamento do Policiamento Ambiental se adequa aos diferentes ambientes encontrados pelo Policial Ambiental, em que se faz necessário o elemento surpresa para flagrar os eventuais infratores que adentram às matas e Unidades de Conservação para práticas de crimes contra o meio ambiente, como a caça, a extração de palmito, desmatamentos irregulares, dentre outros.
A mistura de tons esverdeados proporciona uma camuflagem entre a farda e a vegetação, gerando maior segurança ao policial nos ambientes em que trabalha, bem como maior eficácia, visando a evitar a consumação de infrações e crimes contra o meio ambiente.
Já na área urbana, o novo padrão se destaca renovando a identidade visual da modalidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fortalecendo a imagem institucional e deixando-a em consonância às Corporações afins, nacionais e internacionais.
Para que esse antigo anseio do Policiamento Ambiental se tornasse realidade, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Comando de Policiamento Ambiental executaram a aquisição do fardamento Camuflado Rural, por meio de licitação pública, com investimento de R$ 3,5 milhões, com garantia de qualidade das peças do Fardamento, gerando uma economia de R$ 1,2 milhão de recursos públicos, entre o valor médio da cotação de preços de mercado e o valor licitado. #Pode Confiar PMESP
Fonte e Fotos – Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo


Após esfaquear vítimas, homem tenta agir contra GCM que é alvejado com dois disparos
‘Motorista’ é preso pela GCM por furto em interior das Casas Pernambucanas
Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF