Observatório Social do Brasil será implantado na cidade de Leme
Na manhã desta terça-feira, 8, a ACIL – Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade de Leme/SP, o delegado adjunto da Receita Federal da cidade de Limeira/SP, o Dr. Jeziel Tadeu Fior realizou uma palestra para convidados da instituição lemense sobre o Observatório Social do Brasil – OSB -, o qual será implantado no município no próximo dia 22 de agosto, quando estará presente o presidente nacional da OSB fará uma palestra sobre a implantação do órgão na cidade lemense.
Antes da palestra, o Dr. Jeziel Tadeu Fior, conversou com os radialistas e jornalistas Rodrigo Ramalho, da Rádio Cultura AM da cidade de Leme e com Ademir Naressi, da Rádio Piracema FM, 94,7 e do portal reporternaressi.com.br.
Durante o programa A Voz do Povo, levado ao ar nesta terça-feira, 8, pela Rádio Piracema, o tema foi sobre a OSB, onde as gravações feitas pelo palestrante foi levada ao ar, sendo o assunto debatido no estúdio pelo radialista Ademir Naressi e pelo advogado e articulador político Dr. Valdonor Vadalá.
Observatório Social do Brasil
Os Observatórios Sociais (OS) são organizados em rede, coordenada pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que assegura a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.
A Rede OSB está presente em mais de 100 cidades, em 19 Estados brasileiros.
São cerca de 3 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos quatro anos (2013 – 2016), com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1,5 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente.
O mais importante não são os números! É a nova cultura que está se formando: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.
(dados de janeiro de 2017)
PRINCÍPIO GERAL: A justiça social será alcançada quando todos os agentes econômicos recolherem seus tributos corretamente, os agentes públicos os aplicarem com ética e eficácia.
MISSÃO: Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a Rede de Observatório Social do Brasil.
VISÃO: Ser uma rede nacional propulsora do controle social para o aprimoramento da gestão pública e integridade empresarial.
VALORES: Apartidarismo; cidadania; comprometimento com a justiça social; atitude ética, técnica e proativa; ação preventiva e visão de longo prazo.
OBJETIVO: Fomentar e apoiar a consolidação da Rede OSB de Controle Social, a partir da padronização dos procedimentos de monitoramento e controle da gestão pública, além da disseminação de ferramentas de educação fiscal e de inserção da micro e pequena empresa no rol de fornecedores das prefeituras municipais.
OBJETO DE ATUAÇÃO: As ações de educação para a cidadania fiscal e controle social focadas no presente serão objeto de atuação do OS, atuando preventivamente, em tempo real, contribuindo para a eficiência da gestão pública, por meio da vigilância social da execução orçamentária, em sinergia com os órgãos oficiais controladores
Fonte – osbrasil.org.br
Breve mais informações e fotos do evento.


Cresce mercado de afiliados no Brasil
Sebrae-SP leva empresários do setor de alimentação de Pirassununga para vivência inovadora em São Paulo
Polícia Militar Ambiental realiza fiscalizações em fontes de consumo (peixarias) neste Defeso da Pesca
Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II