Música gospel conquista espaço além dos templos

Foto: Freepik
Gênero musical vem crescendo no Brasil e atraindo novos públicos, representando 20% do mercado fonográfico do país
A música gospel tem ampliado seu alcance e conquistado novos públicos no Brasil. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), o gênero já representa 20% do mercado fonográfico nacional. Somente nos últimos cinco anos, o crescimento no Spotify foi de 240%.
Além do ambiente digital e dos templos convencionais, a música gospel tem se expandido para eventos de grande porte e espaços públicos que não costumava alcançar, como o Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o show contou com um palco dedicado exclusivamente ao gênero, com apresentações de Fernanda Brum, Midian Lima, Mattos Nascimento e Thalles Roberto.
Baladas, festivais e até blocos de carnaval também têm adotado versões contemporâneas da música cristã, com ritmos que vão do funk ao eletrônico. Um exemplo é o festival Vira Brasil, realizado em São Paulo.
A jovem Karen Santos (@eusoukarem), 25 anos, participou do evento e publicou no TikTok um vídeo que ultrapassou 69 mil curtidas, com a frase “Para quem fala que crente não se diverte”. Nele, um DJ aparece tocando um remix de louvores com o ritmo eletrônico.
“Ele usa batidas ‘do mundo’ e músicas evangélicas justamente para trazer o jovem para dentro da igreja. A batida não tem nada a ver com a música. O que a gente leva em consideração é a letra que estamos cantando”, relatou à imprensa.
Outros eventos também têm seguido a mesma linha. A Balada Sky, realizada em Guarulhos e Jundiaí, já soma mais de 13 edições e 60 mil participantes. As apresentações contam com remixes gospel em versões como funk, trap e eletrônica.
Já em Goiânia, foi criado o evento Sunset Casa, um “final de tarde inesquecível de música, alegria e comunhão”, segundo a descrição da organização. A programação conta com DJ, lounge, open food e open bar com drinks sem álcool.
Igrejas investem em estruturas modernas e experiência sonora
Berço da música gospel, os templos evangélicos têm investido em infraestrutura e tecnologia como forma de incentivar os artistas do gênero. Projetos de iluminação cênica, ambientes instagramáveis, aperfeiçoamento da acústica para igreja e sistemas de som de alta performance passaram a fazer parte da rotina de congregações.
De acordo com o diretor executivo da Liberty Engenharia, Carlos Bertachi, uma das maiores demandas é a instalação do forro acústico para igrejas, considerado fundamental para garantir que a mensagem e as canções sejam compreendidas com clareza.
Ele explica que o forro melhora o conforto auditivo e térmico dos ambientes, ajudando a controlar a reverberação do som e diminuir distorções. Também contribui para o conforto visual e a climatização.
Jovens impulsionam mercado gospel
O avanço do gospel também acompanha a expansão da comunidade evangélica no país. O Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 26,9% da população brasileira se declara evangélica, um crescimento de 5,2% em relação ao levantamento anterior, de 2010.
O levantamento realizado pelo IBGE mostra que o percentual de evangélicos é maior entre os mais jovens: 31,6% do público de 10 a 14 anos e 28,9% dos adolescentes de 15 a 19 anos.
Para o teólogo e pastor André Anéas, doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a ocupação de ambientes antes tidos como “do mundo” reflete o desejo dos jovens de expressar a fé de forma mais plural, mesmo que sob os limites impostos pelas igrejas.
“As igrejas estão absorvendo essas estratégias [de mercado] porque dá dinheiro. Então elas usam realmente estratégias de marketing e de comunicação para as pessoas poderem ter o melhor tipo de experiência dentro do ambiente eclesiástico. E os jovens, obviamente, têm também estratégias voltadas para eles”, analisa em entrevista à imprensa.


PMAmb. Operação Feriado/Piracema, Educação Ambiental, entrevista de Rádio
Pirassununga estreia no ranking dos MITs e conquista 14ª posição no Estado
Chuvas causam alagamento no interior do Centro de Especialidades Médicas. Teto está com trincas
Queda de ‘rapel’ em Analândia. Empresária morre durante socorro ao Hospital de Pirassununga
Cabos PMs Eliton e Matheus, do policiamento de áreas da cidade de Porto Ferreira dão duro golpe no tráfico de drogas
Tendências 2026: beleza e saúde estarão juntas no mercado de estética