Falcatrua!!! Prefeito renova contrato retroativo de caminhões coletores de lixo por 30 dias
O Diário Oficial do Município de Pirassununga/SP, publicou nesta quinta-feira, 22, um novo processo administrativo na modalidade de dispensa de licitação. Uma manobra considerada ilegal, irregular e de suspeitas de superfaturamento que precisa ser investigado pela Câmara Municipal, Ministério Público Estadual e, pelo Tribunal de Contas do Estado.
Em janeiro último, o vice prefeito, Dr. José Carlos Mantovani, assumiu a chefia do Poder Executivo do município devido a cassação do então prefeito Dr. Dimas Urbam, isto, três meses depois da micro explosão que ocorreu na cidade em 9 de outubro de 2021, danificando empresas, imóveis residenciais e públicos.
Naquela oportunidade eram vários os reclamos, saúde, educação, infraestrutura e a dificuldade no recolhimento do lixo domiciliar.
Mantovani, com sua assessoria realizou um Processo Emergencial, locando três caminhões compactadores de lixo domiciliar ao preço de R$ 135.000,00, tendo como requisito caminhões com fabricação acima do ano de 2017, porém, alguns deles nem se quer, segundo funcionários do setor a funcionar, sendo que um estava sem motor.
A contratação emergencial seria para três meses, tempo para se colocar na ‘praça’ uma licitação que não foi realizada, sendo então feito uma outra emergencial por mais três meses, valor que passou de R$ 135 mil, para R$ 168.750,00 mil, que segundo especialistas na área seria proibitivo.
Agora, outro fator que precisa ser questionado e investigado é que no primeiro certame, os caminhões tinham que serem de fabricação superior ao ano de 2017, sendo agora superior ao ano de 2014.
Um ato completamente irregular, segundo especialistas, foi uma nova prorrogação com o Grupo Atual de Serviços Terceirizados Eireli, com os caminhões coletores de lixo para mais trinta (30) dias, porém, o edital publicado nesta quinta-feira, 22 de setembro é retroativo ao dia 24 de agosto, por mais 30 dias, que se encerra no próximo sábado, 24.
Assustadoramente, o valor agora por trinta dias é pela bagatela de R$ 26.875,00 (vinte e seis mil e oitocentos e setenta e cinco reais), enquanto que no primeiro contrato foi de R$ 45 mil por mês, depois, R$ 56.250,00 também por mês e, agora gentilmente por R$ 26.875,00.
Na Sessão Ordinária do Poder Legislativo, de segunda-feira, 19, a vereador Sandra Valeria Vadalá Muller, foi autora de um vasto Pedido de informação sobre o assunto, mal sabia a vereadora sobre tal renovação por 30 dias.
“Isso e uma vergonha”