Entrevista. Pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental recebem reforços para o policiamento

A 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental, comandada pelo Capitão PM Ivo de Moraes, tendo como subcomandante o 1º Tenente Shester, a frente dos três Pelotões subordinados à Companhia de PMAmb, em questão recebeu reforço para o policiamento, sendo distribuídos, dois policiais para cada Pelotão de PMAmb.
Na segunda-feira, 21, o Cabo PM Sartori e Soldado PM Zampronio (estagiário TABC), após Treinamento de Adaptação (TACB) junto à Companhia de Polícia Militar Ambiental do Batalhão, passaram a integrar as equipes de serviço operacional na área do 1º Pelotão (Pirassununga) da 2ª Companhia (Piracicaba).
Durante o estágio, foram desenvolvidas atividades práticas de fiscalização ambiental, com foco no atendimento de denúncias e análise de RIT – Relatório de Informações Técnicas, relacionadas à flora e fauna, condizentes com as atribuições rotineiras da Polícia Militar Ambiental.

Os policiais acompanharam as equipes formadas pela VTR A-05209, com Cabos Silvério, Nebesnyj e Sartori, e da VTR A-05203, com os Cabos PMs Ezequiel e Mafra e Soldado PM Zampronio (estagiário TABC), desde a triagem inicial das denúncias e RIT até a finalização das ocorrências, incluindo o devido registro do boletim de ocorrência ambiental, sob supervisão da sede do pelotão.
No decorrer das ações, os militares tiveram a oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos por meio da fiscalização direta dos recursos naturais, especialmente no tocante à flora nativa (bioma cerrado), demonstrando comprometimento, iniciativa e zelo pelas normas ambientais vigentes.

Destaca-se, ainda, que os policiais atuaram em ocorrências reais, envolvendo a lavratura de Auto de Infração Ambiental (AIA) e apreensão de instrumentos (motosserra) utilizados em atividades de degradação do meio ambiente sem a devida LPU.
O desempenho de ambos os militares foi marcado por elevado grau de profissionalismo e aprendizado, contribuindo significativamente para sua formação técnico-operacional no âmbito do policiamento ambiental. Foi aplicada multa no valor de R$ 9.859,00 e apreendida uma Motosserra.
Pela área do 3º Pelotão (Rio Claro), o 1º Sargento Gomes (Supervisor), Cabo PM Henrique e Soldado PM Gentil (estagiário TACB), utilizando a EMB A-05295, realizaram pelo município de Itirapina/SP, Operação Conjunta com a Fundação Florestal, sendo realizado policiamento em ação conjunta com a Fundação Florestal, em fiscalização / policiamento náutico, utilizando a embarcação Curimbatá, com o objetivo de coibir eventuais crimes ambientais, e demais ilícitos.
Durante o policiamento embarcado, também foram feitas observações na vegetação e explanações a respeito do BIOMA CERRADO (caracterizado especialmente pelo bioma savana, mas também por floresta estacional e campo, e por árvores com troncos tortuosos, por arbustos e por gramíneas); e não foram vislumbrados ilícitos ambientais ou criminais, sendo efetuado o total de 4 horas e 10 minutos de navegação.

Diante dos fatos, não há medidas penais ou administrativas a serem adotadas pela Polícia Militar Ambiental, ficando registrada a vistoria por meio do presente Termo de Vistoria Ambiental.
Pelo município de São João da Boa Vista, área do 2º Pelotão, sob a supervisor do 1° Sargento PM Lobo, também foi implementado o (TACB), quando juntamento com o Cabo PM De Melo, Cabo PM Márcio (estagiário TABC) e Cabo PM Pedro, ocupando a viatura A-0520
Cb PM Pedro, foram desenvolvidas atividades práticas de fiscalização ambiental, relacionadas à flora e fauna, condizentes com as atribuições rotineiras da Polícia Militar Ambiental.
O policial acompanhou a equipe desde a triagem inicial das denúncias até a finalização das ocorrências, incluindo o devido registro do termo de vistoria ambiental, sob supervisão da sede do pelotão.
No decorrer das ações, o militar teve a oportunidade de aplicar conhecimentos técnicos por meio da fiscalização direta dos recursos naturais, especialmente no tocante à flora nativa (bioma mata atlântica), demonstrando comprometimento, iniciativa e zelo pelas normas ambientais vigentes.

O desempenho de ambos os militares foi marcado por elevado grau de profissionalismo e aprendizado, contribuindo significativamente para sua formação técnico-operacional no âmbito do policiamento ambiental.
Entrevista

Nesta terça-feira, 22, o 2º Sargento PM Fortes, ao lado do comandante da GCM de Pirassununga, guarda civil municipal Lino Neto, participaram ao vivo do programa jornalístico intitulado A Voz do Povo, levado ao ar pela Web Rádio (piracema plus), também pelo facebook.com/reporternaressi e pelo @Instagram/reporternaressi, onde foram debatidos vários assuntos de ações tanto da Polícia Militar Ambiental em proteção à Flora e Fauna, como do patrulhamento preventivo e ostensivo da GCM no combate ao crime dentro do território pirassununguense.