Campanha contra a Tuberculose tem início na segunda, dia 14

O objetivo é orientar e realizar coleta de exame para detecção da doença.
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Saúde, informa que na próxima segunda-feira, 14 de setembro, tem início a Campanha de Prevenção à Tuberculose. As ações têm por objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam a coleta do exame para detecção da doença e assim dar início ao tratamento dos casos.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
As ações de orientação ocorrem em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A Campanha de Prevenção à Tuberculose será realizada de 14 a 28 de setembro.
SINAIS E SINTOMAS MAIS FREQUENTES:
– tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, podendo evoluir para tosse com pus;
– cansaço excessivo e prostração;
– febre baixa geralmente no período da tarde;
– suor noturno;
– falta de apetite;
– emagrecimento acentuado;
– rouquidão;
PREVENÇÃO E TRATAMENTO:
A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano de idade, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Vigilância Epidemiológica – CS II, localizada na Rua José Manuel de Arruda Oliveira, 150 – Jardim Bela Vista ou através do telefone 3573.6356.
Imagem ilustrativa – portalarquivos.saude.gov.br
Fonte: Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura do Município de Leme


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”