Limeira anuncia permissão de reabertura de parte dos comércios a partir de 22 de abril

Por G1 Piracicaba e Região
A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou na tarde desta sexta-feira (17) que vai permitir a reabertura de parte dos comércios da cidade a partir da próxima quarta-feira (22). A partir da mesma data, também será obrigado o uso de máscaras pela população.
Segundo o prefeito Mario Botion (PSD), a medida foi tomada com base em critérios técnicos e de saúde e segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto à capacidade de gestores locais tomarem esse tipo de decisão.
No entanto, a administração reforçou que haverá uma análise diária de estatísticas da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e que se houver avanço dela acima dos critérios do Ministério da Saúde poderá haver nova determinação para retorno ao estágio anterior de isolamento.
O governo municipal ainda não detalhou quais setores poderão reabrir. Estes detalhes estarão em um decreto que será publicado ainda nesta sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial, segundo a prefeitura.
No entanto, a administração adiantou que “a grande maioria das atividades profissionais estarão aptas a funcionar” e que os comércios terão que manter um cliente para cada 15 metros quadrados de espaço dentro do imóvel. Restaurantes poderão atender com 30% da capacidade e mesas com no mínimo dois metros de distância.
Taxa de isolamento
Limeira teve menor taxa de isolamento social em um levantamento atualizado pelo governo estadual e que engloba 47 municípios. A cidade registrou 42% de sua população confinada na segunda-feira (13), em prevenção o novo coronavírus (Covid-19). A taxa ideal, segundo o governo do estado, é de 70%.
O monitoramento inteligente é feito com base em dados cedidos pelas operadoras Vivo, Claro, Oi e Tim, e indicam tendências de deslocamento para apontar a eficácia das medidas de isolamento social. O sistema é atualizado diariamente.
Foto: divulgação


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios