Morte por COVID–19 em Pirassununga tem resultados controversos

No início da noite desta sexta-feira, 8, a Prefeitura Municipal de Pirassununga, através de dados da Secretaria Municipal de Saúde, repassados pela Vigilância Epidemiológica, divulgou mais um Boletim sobre o novo coronavírus.
O Boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica sobre o enfrentamento ao Covid-19, informou o registro do primeiro óbito que seria de uma mulher de 88 anos idade.
Este óbito por COVID–19 -, ainda é bastante questionável, pois, um exame analisado pelo Instituto Adolfo Lutz, da cidade de Rio Claro/SP, deu como negativo, já o da USP (Pirassununga) deu positivo. Abaixo mais detalhes.
Confirmados
A cidade passou a contabilizar 39 casos, sendo 26 casos confirmados em isolamento domiciliar, nenhum internado, e doze (12) pacientes recuperados e, uma morte, assim sendo, 27 pessoas continuam em tratamento em casa.
Descartados
Foram descartados 284 exames.
Suspeitos
O município conta hoje com nove (9) pessoas em isolamento domiciliar dois (2) em internação. Todos os casos suspeitos são atendidos na Unidade Sentinela, junto à UPA, da Vila Pinheiro. Não houve nenhum óbito suspeito confirmado na cidade.
Morte
De acordo com a nota de imprensa da Vigilância Epidemiológica, uma mulher de 88 anos de idade teria morrido decorrente com o COVID 19. Durante entrevista ao programa A Voz do Povo levado ao ar nesta sexta-feira, 8, em entrevista ao radialista Ademir Naressi, o prefeito e médico Dimas Urban disse que a morte da mulher foi de COVID – 19 -, porém, ela tinha problemas cardíacos e renal.
Ainda, de acordo com o prefeito, durante o internamento da paciente que veio a óbito, na UTI, ela teria sofrido uma parada cardíaca e recuperada, quando momentos depois teve outra, vindo a óbito.
Decreto
Desde quinta-feira (7), é obrigatório o uso de máscaras em todo estado. No transporte coletivo, os motoristas não devem aceitar passageiros sem o uso devido da máscara, assim como em táxis e outros meios de transporte.
Outros
É possível estar com a COVID-19 por até 14 dias antes de apresentar os sintomas, que são febre, cansaço e tosse seca. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença Sobe para 7 os casos do coronavírus recuperados, um está internado sem a necessidade de tratamentos especiais.
Os possíveis sintomas são tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves). Em casos mais raros, ela pode ser grave e até fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas (como asma, diabetes e doença cardíaca) são mais vulneráveis a quadros sérios.


TCU arquiva denúncia contra prefeito de Descalvado e impõe nova derrota ao vereador Mussolini
O Caso Orpinelli: Crime que chocou Pirassununga nos anos 90 vira livro
GCM Hornich, de Santa C. da Conceição, apoia Corpo de Bombeiros em resgate emocionante de criança
GCM de Pirassununga prende casal em flagrante por furto de cabos elétricos
TOR recupera Jeep Renegade clonado na Rodovia Anhanguera, em Pirassununga
Morosidade da Prefeitura de Pirassununga gera grave problema de saúde pública no Parque Clayton Malaman
Se em todas as cidades começarem a ter essa controvérsia, em quem vamos acreditar? Ou é ou não é. O povo não pode ficar à mercê de dúvidas, num momento de extrema preocupação e seriedade.
Desculpem, conceSSão. Corretor possuído
O exame do Adolfo Lutz não foi o de São Paulo, mas um laboratório de Rio Claro, conceção do de São Paulo. O da USP foi certificado por 3 entidades públicas, inclusive pelo A.Lutz de São Paulo e comprou reagentes também certificados por estas entidades. Portanto, confio muito mais nos resultados da USP do que de Rio Claro, que começou a realizar exames há poucos dias