Mulher tem lesões pelo corpo e dedo do pé quebrado. Acusado é o companheiro, um comerciante

Na sexta-feira, 17, por volta das 18hs30, durante o patrulhamento, a equipe da GCM de Pirassununga/SP, Subinspetor Edmilton e GCMs Ferreira e Wislander, compondo a VTR-355, foram acionados pelo CECOM-190, para atendimento de ocorrência em que uma mulher relatava ter sido agredida pelo companheiro, solicitando contato com a guarnição para registrar os fatos.
No local (Rua Miguel Vieira Ferreira, Vila Pinheiro), os guardas civis fizeram contato com a vítima, uma mulher de 28 anos, que apresentava dificuldade para caminhar, relatando dores no pé esquerdo, além de ferimentos visíveis no antebraço braço direito e escoriações na mão esquerda e joelho direito.
Diante da situação e das lesões aparentes, foi solicitado apoio da VTR 335, composta pelos GCMs 2ª Classe Dias e GCM Gusmão, a fim de realizar diligências no endereço informado (Rua XV de Novembro, um comércio localizado próximo da Caixa Econômica Federal), onde segundo a vítima teria sido o local da agressão, identificado como um estabelecimento comercial de suplementos de propriedade do suposto agressor.
Os GCMs ao chegarem ao referido local, foi constatado que o acusado da agressão já havia deixado o local. Em continuidade às diligências, a guarnição dirigiu-se ao endereço residencial informado pela vítima, situado na Rua Ermínio Viotto, onde o indivíduo também não foi localizado.
A vítima foi conduzida à Santa Casa de Misericórdia de Pirassununga, onde passou por exame cautelar, sendo constatada fratura no dedo pé esquerdo, conforme resultado de exame radiográfico. Após atendimento médico, a equipe encaminhou a vítima até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi formalizado o registro da ocorrência, com enquadramento previsto na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).
A vítima manifestou o desejo de requerer medida protetiva de urgência contra o agressor, a fim de resguardar sua integridade física e psicológica. Ainda, segundo a vítima, seu agressor não quis entregar chave do veículo dela, nem celular e seus documentos e pertences.
A mulher foi mais além, dizendo que foi ameaçada de morte pelo acusado e que sofria violência psicológica também. O homem, durante as apurações no Inquérito Policial, poderá também responder por furto de objetos.
Sobre a Guarda Civil
A Guarda Civil Municipal (GCM) é uma instituição de caráter civil, uniformizada e armada no Brasil, que faz parte do sistema de segurança pública. Sua principal missão é a proteção dos bens, serviços e instalações do município, além de realizar o patrulhamento preventivo e comunitário.
Aqui estão os pontos chave sobre a GCM:
- Missão Principal: Proteger os bens, serviços e instalações do município. Elas também realizam patrulhamento preventivo e comunitário, atuando como um órgão de segurança pública em nível municipal, com foco na proximidade e mediação de conflitos.
- Fundamento Legal: É regulamentada pela Lei Federal nº 13.022/14 (Estatuto Geral das Guardas Municipais), que a insere formalmente como órgão de segurança pública, conforme o Artigo 144 da Constituição Federal.
- Características: Devem ser uniformizadas e armadas para serem consideradas como tal, e seus membros passam por um curso de formação com carga horária mínima definida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
- Exemplos de Atuação (dependendo do município):
- Proteção Escolar.
- Proteção Ambiental e Patrimonial.
- Controle do Espaço Público.
- Atendimento a pessoas em situação de rua.
- Apoio à Defesa Civil em situações de desastres.
- Programas específicos, como o Guardiã Maria da Penha (em São Paulo) ou o Viagem Segura (em Belo Horizonte).
- Formas de Denúncia/Contato (em Pirassununga), O contato para urgências geralmente é feito pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia, ou através do 3561.1333 (também Whatzapp).
- Alguns municípios podem utilizar outras denominações, como Guarda Municipal, Guarda Civil, Guarda Metropolitana ou Guarda Civil Metropolitana, mas todas se referem a esta instituição.


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira