Polícia Militar Ambiental continua com atuação brilhante em suas áreas de atuações

A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo é um órgão da Polícia Militar responsável pela proteção da fauna, flora e outros recursos naturais no estado.
Ela atua na fiscalização de crimes ambientais, como desmatamento, queimadas, pesca e caça ilegais, e na proteção de unidades de conservação e mananciais.
Seus trabalhos envolvem operações de fiscalização, prevenção, e em conjunto com outros órgãos ambientais como a CETESB e a SEMIL (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística).
O Comandante da 2ª Cia. de PMAmb, Capitão PM Ivo de Moraes, sediado na cidade de Piracicaba/SP, que tem sob seu comando os 1º, 2º e 3º Pelotões, age com rigor absoluto com o dever da corporação.
Transportar espécimes da fauna silvestre com finalidade comercial
Na quinta-feira, 16, durante Atividade Dejem pelo município de Rio Claro/SP, equipe da Policia Militar Ambiental composta pelo CB PM Duprê e o CB PM Anderson utilizando a Viatura A-05206, realizou atendimento de denúncia anônima versando sobre venda de animais silvestres (papagaio), a denúncia informava que uma pessoa estaria em um estacionamento no bairro Jardim São Paulo, ocupando um veículo GM/Onix de cor vermelha, com dois filhotes de papagaio verdadeiro (Amazona aestiva) em seu interior para comercializar.
No local, a equipe obteve êxito em abordar o referido veículo e seu ocupante, sendo encontrado no banco traseiro dentro de uma caixa de papelão, duas aves silvestres ainda filhotes e com penugem de ninho, sem nenhum tipo de identificação, indicando que foram recém capturas da natureza, sendo as referidas da espécie Papagaio verdadeiro (Amazona aestiva). Indagado a respeito das aves o abordado informou que as trouxe do estado do Mato Grosso para comercializar e que possuía mais duas aves em sua residência, porém não possui nenhum tipo de autorização para manter as aves em cativeiro ou comercializá-las.

Com o apoio do policiamento territorial Viatura I-37107, foi realizado diligência até a residência do abordado, onde este franqueou a entrada é entrego outros dois filhotes de papagaio verdadeiro, nas mesmas condições dos outros.
A ocorrência foi apresentada no plantão policial de Rio Claro, onde foi elaborado o BOPC N° PF9148-1/2025.
Elaborado em desfavor do abordado um Auto de Infração Ambiental com sanção de multa simples valorado em R$ 2.000,00, com base no Art. 25, par. 3°, inc. III da Resolução SIMA 05/21, as aves e o veículo foram apreendidos, sendo as aves encaminhadas a base do 3Pel/PAmb para destinação a órgão oficiais e o veículo foi depositado ao condutor, tendo em vista indisponibilidade com guincho credenciado a SEMIL.
Patrulhamento Ostensivo Náutico
Na sexta-feira, 17, os Cabos PMs Adilson, Diego Lima e Zampronio, com a embarcação A-05209, pelo município de Americana/SP, realizaram “Operação Impacto – Força Total”, desenvolveram atividades relacionadas a ações de polícia ostensiva e preventiva, na modalidade embarcada.
As ações contaram com o patrulhamento náutico na Represa do Salto Grande e canal do Rio Atibaia. Tal patrulhamento náutico perdurou por cerca de 06h00, onde foram realizadas abordagens a embarcações e pescadores, não sendo constatadas irregularidades. A presença da equipe da Polícia Militar Ambiental exerceu papel fundamental na prevenção de infrações, contribuindo para coibir possíveis práticas de pesca predatória, bem como a utilização de embarcações sem a devida documentação.

Foram vistoriadas seis embarcações, doze pessoas abordadas e feito um TVA.
Ter em cativeiro espécime da fauna silvestre sem licença do órgão ambiental competente
Na sexta-feira, 17, pelo município de Leme/SP, os Cabos PMs Ezequiel e Mafra, ocupando a viatura A-05204, em atendimento de ocorrência, versando sobre a manutenção de aves nativas silvestres, lograram êxito em identificar a existência de uma ave nativa silvestre brasileira, do espécime ” Papagaio verdadeiro “sem identificação(anilha) e autorização do órgão competente para sua manutenção em cativeiro.

Diante do exposto foi elaborado um Auto de Infração Ambiental com sanção de multa simples valorado em R$ 500,00, com base no Art. 25, par. 3°, inc. III da Resolução SIMA 05/21, providências penais via ofício ao DP da área.
O animal foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Cras- pró -Arara, para avaliação e posterior soltura em seu hábitat natural.
Imagens e Informações – 2ª Cia. PMAmb


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira