Apesar de anunciado pelo Sindicato da paralização da coleta do lixo domiciliar em Pirassununga, o recolhimento foi normal
O Sindicato dos Servidores Municipais de Pirassununga publicou no final tarde, já quase início da noite desta segunda-feira, 18, na página de seu Facebook, informando à população que os serviços de coleta estariam suspensos, a coleta do lixo domiciliar ocorreu normal na região central da cidade, ao menos na grande área central da cidade.
Veja o restante da publicação:
A interrupção dos serviços ocorre em virtude da falta de entrega, por parte da Prefeitura Municipal, de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s aos coletores de lixo. Essa situação expõe os funcionários a grave e iminente risco à saúde e à integridade física, tornando a interrupção das suas atividades uma medida extremamente urgente e necessária.
Há mais de três meses, os funcionários têm tentado, sem sucesso, que a Prefeitura Municipal lhes forneça os equipamentos básicos de proteção individual, tais como luvas e botinas. Para que os serviços não fossem interrompidos, alguns coletores chegaram a fazer coleta de lixo sem a utilização de luvas, e um deles acabou se ferindo.
Diante dos fatos, nos últimos dez dias, o Sindicato protocolou dois requerimentos na Prefeitura, solicitando a imediata regularização do fornecimento dos EPI’s, alertando sobre os riscos que os funcionários corriam e as sanções às quais o Governo Municipal estaria sujeito, inclusive com a possibilidade de suspensão das atividades dos coletores. Contudo, mesmo ciente de toda essa situação, até o momento, a Prefeitura não solucionou a questão.
Por todas as razões expostas e em consonância com a legislação pátria, em especial às Normas Regulamentadoras -NR’s, relativas à segurança e medicina do trabalho, os Coletores de Lixo e o Sindicato, conjuntamente, decidiram pela interrupção dos serviços de coleta de lixo no município de Pirassununga, até que a Prefeitura Municipal tome as devidas providências, de modo a garantir o imediato fornecimento de EPI’s a todos os servidores.
Por fim, lamentamos pelos transtornos que afetarão toda a população, porém, os coletores de lixo não poderiam mais colocar em risco a sua saúde e integridade física, enquanto a administração pública os mantém trabalhando em condições totalmente desumanas.
A prefeitura municipal de Pirassununga ainda não se posiciou sobre o fato.
foto ilustrativa


Comissão Processante é reinstalada para apurar fraude de R$ 2,2 Milhões
Operação Aniversário do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb)
PM Ambiental fecha o cerco aos crimes ambientais. Peixes retirados do Rio, de forma criminosa são doados para Asilo de Porto Ferreira
Contrato da Prefeitura de Pirassununga com a FACMOL deve ser questionado pela Câmara Municipal, bem como pelo Ministério Público
Mirelle sugere campanha escolar de conscientização sobre vacinação contra meningite
Comando da 4ª Cia. PM de Leme desencadeou a “Operação Natal Mais Seguro”