Vigilância Epidemiológica alerta para o uso de preservativo durante o Carnaval
A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica, orienta sobre a importância do uso do preservativo durante as relações sexuais, para que não ocorra a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, como aids, sífilis, hepatite B e C, gonorreia, condiloma, dentre outras.
Durante o período de Carnaval é muito importante que os foliões se divirtam com proteção, usando a camisinha.
A aids, por exemplo, é uma doença sexualmente transmissível. Sua principal forma de transmissão é através de relação sexual sem o uso de preservativo por uma pessoa infectada pelo vírus.
Ela destrói as células de defesa do organismo. Assim, a pessoa fica mais frágil, adquirindo doenças oportunistas e podendo morrer pela doença.
Os sintomas podem demorar anos para aparecer, sendo eles: diarreia, febre, emagrecimento, feridas pelo corpo.
O ideal seria que todas as pessoas que tiveram relação sexual sem uso do preservativo realizassem teste rápido para HIV. Se a doença for descoberta no início, seu tratamento é muito eficaz, mas não tem cura.
Onde fazer o teste rápido?
• Vigilância Epidemiológica
• PSF Jardim Anésia
• PSF Cristo Redentor
• PSF Porto Bello
• PSF Paschoal Salzano
• PSF Vila Maria
• Centro de Saúde
• UBS Alto do Serra D’água
• UBS Porto Novo
Como se transmite a aids:
• relação sexual sem preservativo, seja relação oral, anal, vaginal;
• uso de seringas e agulhas contaminadas;
• reutilização de objetos pérfuro-cortantes com a presença de sangue ou fluidos contaminados pelo vírus;
• mãe para o feto; se a mãe não realizar tratamento com antirretroviral;
• amamentação.
Todas as Unidades de Saúde do município distribuem preservativos gratuitamente.
Cléber Fabbri – MTb 30.118
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos


RESUMÃO: GCM de Porto Ferreira retira de circulação mais de 1,4 kg de drogas, prende traficante e combate roubo de caminhão na Rodovia Anhanguera
Grave acidente deixa passageira de motocicleta ferida na região central de Pirassununga
Força Tática da PM de Pirassununga, firme no combate ao tráfico de drogas. Policiamento de ROCAM prende foragido
Polícia Ambiental aplica multa de R$ 87 mil por desmatamento ilegal em Monte Mor
Série de TV está à procura de relíquias, objetos antigos e curiosos em Pirassununga
Capturado em clínica: Força Tática prende procurado pela Justiça em Pirassununga