Variante P.4 é identificada em amostras de Porto Ferreira, diz Unesp

A nova variante do coronavírus, a P.4, foi identificada em 17,8% das 207 amostras de Porto Ferreira (SP) analisadas em maio pela Unesp de Araraquara, Botucatu e São José do Rio Preto. Uma pessoa que morreu de Covid-19 foi infectada pela variante.
Segundo o pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior, a P.4 tem origem ainda desconhecida e foi identificada primeiro em fevereiro em uma amostra de Itirapina, no interior de São Paulo, e passou a ter alta circulação em Porto Ferreira.
Não é possível saber se ela é mais contagiosa ou perigosa do que o vírus “comum”. Ela também foi identificada em outras 19 cidades do estado.
Circulação na cidade
Os pesquisadores encontraram a variante em 37 das 207 amostras enviadas para análise, o que indica alta circulação na cidade, que tem cerca de 56,5 mil habitantes.
Agora, o objetivo é descobrir se ela é mais contagiosa ou agressiva do que as outras já conhecidas.
“Essa P.4 tem mutações diferentes dessas outras, são mutações classificadas como importantes porque elas foram encontradas nas variantes da Califórnia e na indiana, que são duas variantes de importância. Quando ocorre uma mutação e esse vírus se sobressai, consegue se multiplicar, isso caracteriza que ele tem uma vantagem. Se ele tivesse desvantagem ele desapareceria”, disse o pesquisador João Pessoa Araújo Júnior.
Os pesquisadores identificaram a P.4 em 21 cidades do estado de São Paulo. São elas:
- Porto Ferreira
- Santa Cruz das Palmeiras
- Tambaú
- Itirapina
- Rio Claro
- Araras
- Mococa
- Caconde
- Tapiratiba
- São José do Rio Pardo
- Descalvado
- Pirassununga
- Sumaré
- Ipeúna
- Cordeirópolis
- Itapira
- Cesário Lange
- Itapetininga
- Capão Bonito
- Iperó
- São Miguel Arcanjo
Fonte: G1


Após esfaquear vítimas, homem tenta agir contra GCM que é alvejado com dois disparos
‘Motorista’ é preso pela GCM por furto em interior das Casas Pernambucanas
Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF