TRE mantém cassação de mandatos de prefeito e vice de Santa Cruz das Palmeiras
Condenação foi por fraude na arrecadação de recursos nas eleições de 2016 e cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Defesa não foi localizada para comentar o assunto.
Por G1 São Carlos e Araraquara
Justiça cassou o mandato do prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Thiago de Oliveira (PTB) (Foto: Reprodução/EPTV)
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve nesta segunda-feira (27) a cassação do prefeito e vice-prefeito de Santa Cruz das Palmeiras (SP), Thiago de Oliveira (PTB) e Josias Rabelo Junior (PTB), por fraude na arrecadação de recursos nas eleições de 2016. A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A defesa deles não foi encontrada para falar sobre o assunto.
A condenação por unanimidade foi anunciada em sessão plenária que reformou parcialmente a de primeiro grau, mantendo a ineligibilidade de Oliveira por 8 anos, afastando somente a litigância de má-fé.
O relator do recurso, o desembargador federal Fábio Prieto, entendeu que o prefeito infringiu a legislação e que a ocorrência do abuso do poder econômico desequilibrou a eleição de 2016, o que se confirma “diante das provas e da pequena diferença de votos entre o primeiro e segundo colocados (462 votos), beneficiando indevidamente o candidato”.
Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras (Foto: Rodrigo Sargaço/ EPTV)
Cassação em fevereiro
Em fevereiro deste ano, o juiz titular da 113ª zona eleitoral de Santa Cruz das Palmeiras, José Alfredo de Andrade Filho, já havia cassado os mandatos após ação da coligação Emprego e Desenvolvimento (DEM / PSD / PDT / PSL / PR / PEN / PROS) que questionava os valores declarados pelo prefeito e vice durante a campanha de 2016.
A ação questionava ainda o uso de propaganda eleitoral irregular, feita através da participação de pessoas da campanha e da entrega irregular de santinhos, além, da distribuição de cestas básicas em ações que foram realizadas na cidade durante o período.
(Foto: Reprodução/EPTV)


Pirassununga. Casa em Cachoeira de Emas e Vila Pinheiro levam centenas de visitantes para visitação aos enfeites de Natal
Nova Política. Gestão Lubrechet rompe tradição de mais de 20 anos e adia salário dos servidores
Assédio na Saúde – Conselho M. da Saúde de Pirassununga se reúne e depoimentos escancaram possível assédio da secretária de saúde a servidores públicos municipais
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pirassununga retorna aos cofres municipais R$ 2.500,000,00, mas prefeito Fernando Lubrechet (NOVO) mantém decisão em não pagar os funcionários públicos
Policiais Militares Ambientais dos pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental realizaram ações positivas no final de semana
Renata. Um trabalho de solidariedade para o próximo