Tecnologia no vaso sanitário economiza água e facilita limpeza

Tecnologia no vaso sanitário economiza água e facilita limpeza (Foto: Freepik)
No dia a dia, a tecnologia aparece em todos os setores, trazendo iniciativas que visam dar mais praticidade e inovação para a população. Não é à toa que as ideias tecnológicas já chegaram até mesmo nos vasos sanitários de banheiros dos imóveis e estabelecimentos comerciais, com a finalidade de economizar água e facilitar a limpeza.
Bastante comuns em países orientais como o Japão, os chamados vasos sanitários inteligentes trazem uma série de funcionalidades que facilitam a vida do usuário. Entre as inovações dessa categoria, está um novo modelo desenvolvido em um estudo na Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, em Wuhan, na China.
A criação da instituição foi publicada na revista Advanced Engineering Materials e trata-se de uma privada super escorregadia que impede que qualquer material fique grudado nela, evitando assim o desperdício de água.
Vale lembrar que os vasos sanitários inteligentes necessitam dos mesmos cuidados que os ditos convencionais. O descarte de materiais indevidos na privada, por exemplo, também pode causar problemas de entupimento e demandar serviços de uma desentupidora de ralos e encanamentos do modo geral.
Como é a nova tecnologia?
Segundo a publicação na revista internacional, a privada desenvolvida pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hauzhong foi nomeada “ARSSFT – Abrasion-Resistant Super-Slippery Flush Toilet”, sanitário com descarga super escorregadia e resistente à abrasão, em tradução livre.
Em seu desenvolvimento, foi usado um processo de impressão 3D, em que os pesquisadores combinaram grãos de areia plástica e hidrofóbica, injetando a mistura com um óleo à base de silício. A combinação utilizada na composição do material resultou em um objeto de superfície super escorregadia.
Para testar a propriedade do novo vaso sanitário, os pesquisadores despejaram no recipiente água barrenta, mingau de arroz, leite, mel, gel misturado com amido e fezes sintéticas. Ao adicionar cada material, foi comprovado que a característica da superfície facilita a lavagem de qualquer resídio.
Os itens testados pelos pesquisadores simulam o aspecto de materiais que normalmente são despejados nas privadas. Mas vale ressaltar que objetos como papel higiênico, fraldas, absorventes e cotonetes não devem ser descartados em nenhum tipo de vaso sanitário.
O descarte indevido promove entupimento e vazamento nas tubulações. Quando isso acontece, desentupir vaso é a única solução antes que problemas mais graves atinjam o sistema hidráulico do imóvel.
Vale lembrar que o serviço pode ser desempenhado por uma desentupidora de esgotos. Essas empresas trabalham com profissionais que utilizam os produtos corretos para resolver o problema e garantir o funcionamento do vaso sanitário, seja ele inteligente ou convencional.
Ainda sobre a pesquisa, os cientistas descobriram que essa facilidade na limpeza do recipiente também promove a economia de água. De acordo com o estudo, globalmente, só as descargas dos vasos sanitários consomem mais de 141 bilhões de litros de água por dia. Os pesquisadores afirmam que, com a nova tecnologia, é possível evitar o desperdício de água na Terra e garantir que esse recurso natural dure por muito mais tempo.
Apesar dos resultados satisfatórios, os cientistas ainda precisam resolver um problema de escala. Isso porque o modelo confeccionado em pesquisa tem um décimo do tamanho de uma privada comum, dessa forma, ninguém conseguiria usá-lo.
Por esse motivo, antes do vaso sanitário chegar ao mercado e ser um item nos banheiros inteligentes, os pesquisadores precisarão avaliar a durabilidade e a validade dos materiais em testes reais.
Outras tendências tecnológicas para os vasos sanitários
Enquanto a tecnologia da universidade chinesa não fica pronta, a população pode usufruir de outras invenções de vasos sanitários. Atualmente, as marcas orientais são as que dominam o mercado e trazem diversas ferramentas eletrônicas que oferecem funcionalidades ao recipiente.
Um modelo mais recente de uma marca japonesa TOTO, consegue também medir o nível de açúcar no sangue e pressão sanguínea. A tecnologia fornece uma análise da urina pela internet.
Mas há também, outras empresas que atuam com a confecção de vasos inteligentes. As funcionalidades são diversas e, entre as mais recorrentes, estão a capacidade de esquentar o assento, lavar e secar as partes íntimas, controlar a descarga, mudar a pressão da água e perfumar o ambiente.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’