Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça cai após decolar da pista da AFA em Pirassununga
Uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido popularmente como esquadrilha da fumaça, caiu na tarde desta quarta-feira, 27, em área da Academia da Força Aérea em Pirassununga/SP, após ter apresentado problemas técnicos em sua decolagem da pista da AFA.
Informações não oficiais diz que o Capitão AFA Moreno que estava no comando da aeronave ao detectar a situação tentou retornar para pista, mas, como não conseguiu o êxito e, diante o início da queda livre o piloto ejetou bem como o Sargento AFA Elias (mecânico) também ejetou, não causando ferimentos a princípio, mas passam por avaliação médica devido a ejeção.
A que ocorreu próximo da cabeceira da pista, em área da Fazenda da Aeronátucia.
Nossa reportagem conversou com o Major AFA Ailson, Chefe da Seção de Comunicação da AFA, confirmou a incidente, dizendo que realmente após a aeronave decolar o piloto checou um problema e tentou retornar, vendo que não conseguiria pousar ele e mais outro se ejetaram e passam bem.
Ainda, segundo Oficial, uma equipe do CENIPA está em deslocamento para a Academia da Força Aérea para iniciar as investigações, a fim de verificar o que levou a queda a aeronave.
Uma nota oficial deverá ser divulgada ainda neste dia pelo Comando de Aeronáutica.
Não existem até o momento imagens da aeronave acidentada em solo.
Domingo irão se apresentar em Ponta Grossa em cima de área.densamente povoada…o que é proibido….e ai como que fica??…admiro nosso EDA mas a lei deve ser para todos rs
Kkkkkk impressionante como tem pessoas que não sabe o que fala, não entende ? Não sabe como funciona? Só leia a matéria e se informe, falar que o treinamento dos mecânicos são escassos e a manutenção não e adequada e não conhecer nossas forças armadas, como disse uma vez o Romário sobre Pele ” Calado e um poeta”
Claro que sim, o padrão é mandar o jeep recolher depois Hospital, muitos cumprimentos e blá blá blá e pronto pra outra, só que menos um avião mas isso se resolve encomendando outro.
Boa noite a todos!
Lamentavel um fumaça bater. Que DEUS sempre proteja estes aviadores…
Esses acidente acontecem muitas vezes por falta de manutenção adequada, o que, por sua vez, se deve ao escasso treinamento dos mecânicos. Um Super Tucano não deveria apresentar pane logo após a decolagem. Enfim, o SERIPA 4 fará a investigação e deverá dizer o que houve.
Belas palavras, só perdem para o silêncio!
Desculpe mas você não sabe o que está falando, falta de manutenção e escasso treinamento dos mecânicos ? Só fala essa bobagem que não tem noção de o que é a AFA e o que é o EDA.
Certa vez um Tucano soltou uma das asas e caiu matando uma criança o piloto se ejetou isso foi em Santos o que teria acontecido se todos aviões são construídos com as mesmas e idênticas peças por repetidas vezes, ninguém explicou o que houve com as pobres moléculas , uma pena pois ao divulgar serve para que outros aprendam e evitem repetições
😱 1 semana após se apresentarem na minha city. IPATINGA
Problemas mecânicos acontecem independente do erro da manutenção. Seu comentário não procede, devido a capacidade técnica da manutenção dos guardiões da esquadrilha.
Demonstrou Total desconhecimento seu com essa afirmação.
Renato Dummont com um sobrenome como o seu não vou descutir sobre aviação, parabéns ao Dummont, o que falou tem sentido existem sim muitos problemas de falhas de manutençao por N motivos sim, inclusive na NASA.
Fala sério! Você é um BMA?
Frequentou o berço dos Especialistas?
Jogou o Quepe em que turma?
Que Deus tenha piedade de vc
É bom que seja dito que a Esquadrilha da Fumaça, faz seus treinamentos aqui em Pirassununga, numa área DESABITADA.
Como morador da cidade, sempre achei que deveria ser proibido o voo desse tipo de aeronave de instruções em áreas residenciais, pois o risco de um acidente de maiores proporções é grande. Antigamente, era bem comum fazerem acrobacias e voos rasantes perto de casas. Não estou desmerecendo a habilidade e o treinamento dos nossos pilotos e alunos da AFA, mas acredito que esse tipo de voo deveria ocorrer somente em área estritamente militar e longe de cidades, pois falhas acontecem, sejam elas humanas ou mecânicas. Por sorte, o acidente ocorreu em área da AFA, os pilotos estão bem e nós moradores também. Torço pela rápida recuperação dos pilotos, enaltecendo sempre nossa Esquadrilha da Fumaça, símbolo de nossa cidade.
Desculpe amigo, mas a AFA foi para Pirassununga quando praticamente não existia a cidade. Quando morei nessa cidade, ela ficava a 20 km da Academia, as pessoas vão morar ao lado de uma fábrica ou no caso, da AFA e depois querem reclamar até do barulho.
Verdade. Acho muita arrogância. Já sabiam que aviões voam e se acidentam.
E para isso que sempre há investigação dos acidentes pelo CENIPA meu caro. A “divulgação” das causas nunca será util para mim ou para você. Será objeto de recomendacaopara quem constroi as aeronaves. A não ser, é claro, que você seja um engenheiro da embraer.
Amigo, a AFA veio pra Pirassununga nos anos 60, a cidade já era bem desenvolvida e continua a aproximadamente 15km de distância da cidade. O terreno da AFA é imenso, a área entre Pirassununga e Aguaí é praticamente desabitada então não faz sentido ficarem sobrevoando pela cidade.
Pela lógica do seu comentário, vamos fechar todos os aeroportos que se encontram em área próxima à urbana. Não faz o menor sentido.
Pelo contrário, faz todo o sentido. Aeroportos devem estar em área distante das cidades, exemplo Guarulhos, Viracopos, etc. A tendência mundial é essa, vários já foram desativados, exemplo o Kai Tak na China, era no meio da cidade e foi desativado. No Brasil, um dos únicos aeroportos no meio da cidade continua sendo Congonhas onde ocorreram os piores acidentes da história da aviação civil. É só lembrar do acidente do Fokker 100 da Tam em 1996, caindo no meio das casas no Jabaquara e mais de 100 corpos carbonizados no meio da rua.
Com A ou C o importante é vc que ninguém se feriu.
Já que o tema é “correção”, em investigação de acidente aeronáutico pelo órgão central do SIPAER, o CENIPA, não há de se falar em “causas” do acidente, mas sim em “fatores contribuintes” para o evento catastrófico. Ou seja, uma série de eventos, em sequência, que resultaram na ocorrência aeronáutica em tela, e não apenas uma causa isolada e específica. Saudações SIPAER.
no texto diz que ambos ejetaram e não apresentam ferimentos, mas passaram por avaliação médica
Valeu
Não é ‘SENIPA”, com ‘S’, mas sim CENIPA – o CENTRO de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.
Não confundir com SERIPA – Serviço Regional de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos. Os SERIPA’s são de número de 7 e – no caso da AFA – caberá ao IV SERIPA a investigação das causas do acidente.
Grato. Já estão sendo realizada uma errata
Acidente com aeronave militar é investigado pelo cenipa e não seripa