Saúde intensifica Vacinação contra o Sarampo
A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (31) Intensificação de Vacinação contra o Sarampo exclusivamente para as pessoas que não tiverem o número de doses recomendadas para suas respectivas faixas etárias.
De acordo o calendário vacinal do Programa Estadual de Imunização, o número de doses recomendadas segundo faixa etária é o seguinte: crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem tomar 1 dose (“dose zero” de campanha – não será considerada como dose de rotina). Já crianças e adolescentes de 1 ano a 29 anos devem ter tomado 2 doses. Dos maiores de 30 anos aos nascidos a partir de 1960, todos devem ter tomado 1 dose. Os profissionais da saúde devem ter tomado 2 doses independente da idade.
A ação, aplicada exclusivamente a quem não tem o número de doses condizentes com o calendário vacinal do Programa Estadual de Imunização, ocorrerá no próximo sábado (31), das 8h às 17h nos seguintes locais: USFs Dra Lucia Mocho Rosa Tosi (São Valentim), João Balbi (Santa Fé), Dr. João Antonio Del Nero (São Pedro), Aristides Rodrigues (Redenção), Guaraciaba Vanin (Raia), Jardim das Laranjeiras, José Marafão (Limoeiro), Roque de Matia (Vila Brás) e no Centro de Especialidades Médicas (Jardim Carlos Gomes).
Saiba mais sobre o Sarampo
O sarampo é uma doença viral contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular (manchas vermelhas), com transmissão de pessoa para pessoa, por meio de gotículas que são expelidas pela fala, tosse ou espirro.
Com o objetivo de incrementar a vacinação de rotina e identificar pessoas não vacinadas, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica de Pirassununga, irá realizar uma Intensificação de Vacinação contra o Sarampo. Cabe ressaltar que serão vacinadas somente as pessoas que não tiverem o número de doses recomendadas para faixa etária.
Calendário Vacinal do Programa Estadual de Imunização – Número de doses recomendadas segundo faixa etária:
– 6 meses a menores de 1 ano: 1 dose (“dose zero” de campanha – não será considerada como dose de rotina)
– 1 ano a 29 anos: 2 doses
– 30 anos a nascidos a partir de 1960: 1 dose
– Profissionais da saúde: 2 doses independente da idade