Santa Cruz da Conceição: Falsa comunicação. Furto e Armas apreendidas. Três são presos
O empresário limeirense Ricardo L. de Godoy, 35, foi preso em flagrante no final da tarde do dia 28 de setembro último por Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, depois que policiais civis invadiram sua chácara localizada no jardim Santa Julieta na cidade de Santa Cruz da Conceição/SP.
Início de tudo
No dia 4 de setembro último, as 14h38 o motorista Wilson Carlos, 47, morador no jardim Beija Flor 1, município de Uberaba/MG registrou um boletim de roubo no 9º DP (Carandiru) na capital paulista, onde informou que dormia dentro do caminhão Scania/T114 GA4X2NZ 360, de cor vermelho, placas de Uberaba/MG quando por volta dos vinte minutos da madrugada (do mesmo dia em que registrou o boletim) foi acordado por três indivíduos armados de revolveres, todos vestidos de preto e com capuzes, os quais adentraram no caminhão e após cobrirem sua cabeça, o caminhão que tinha como engate um Reboque/Rondon, de cor vermelho, placas de Uberaba/SP iniciou a rodagem, permanecendo por cerca de três horas nas mãos dos marginais.
De acordo com o motorista, os bandidos mandavam que ele ficasse quieto, pois, apenas queriam a carga que era sucata de alumínio.
Ainda segundo o motorista, foi levado para uma residência e depois solto próximo ao terminal de cargas Fernão Dias, sendo informado que o caminhão poderia ser encontrado em algumas ruas da região, aonde veio a encontrá-lo com a turbina estourada, sem quatro pneus, sem a lona e sem a carga.
Falsa comunicação
O policial civil Ronaldo, 58, morador na cidade na cidade de Indaiatuba/SP, registrou as 10h18 do dia 6 de setembro, dois dias do suposto roubo da carga, um boletim de ocorrência de ocorrência “Comunicação falsa de crime ou contravenção” artigo 340 junto a Delegacia de Polícia Judiciária da cidade de Cordeirópolis/SP.
De acordo com Ronaldo, o mesmo era o proprietário da carga roubada e que por sua conta esteve no Posto de Combustível, aonde o motorista disse que dormia quando foi roubado, sendo que no local não existe local para dormir, pior, nem motorista e nem caminhão estiveram no local. Ainda, de acordo com Ronaldo, a carga supostamente roubada, estava sendo oferecida por uma empresa na cidade de Americana/SP.
Investigação e Prisões
Policiais Civis da DIG de Limeira/SP faziam investigações sobre cargas roubadas na região, onde por volta das 16h54 do dia 22 de setembro, numa empresa localizada no jardim do Bosque, município de Leme/SP deteve nove pessoas, entre elas o empresário Ricardo. No pátio da empresa, os policiais encontraram sete bobinas de cabos (valor de R$ 297.708,68) que saiu da cidade de Poços de Caldas/SP com destino a Alta Floresta/MT, mas o motorista, de acordo com as investigações desviou a carga para a cidade de Leme/SP, que por sinal já tinha sido realizado o transbordo para outra carreta.
Diante ao fato, o delegado de Polícia, Willian Ricardo de A. Marchi autuou em flagrante o empresário Ricardo, o motorista Lourival M. Roque, 57, morador na cidade de Rio Claro/SP e o empresário Luis C. Bertola, 49, morador na cidade de Leme/SP por
Furto Qualificado (carga) artigo 155 do CPB, § 4º (II – com abuso de confiança, ou mediante fraude, escalada ou destreza e IV – mediante concurso de duas ou mais pessoas), também pela Lei 12850/13, artigo 2º que é Promover, constituir, financiar ou integrar organização criminosa.
Farto material, entre folhas de cheques, veículos, documentos, aparelhos de telefone celulares foram apreendidos.
Armas e Munições
No final da tarde do dia 28 de setembro, em desdobramento de toda situação acima narrada, policiais civis em cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão em uma
Chácara localizada na rua Vereador Otávio Francisco, 186, jardim Santa Julieta, na cidade de Santa Cruz da Conceição/SP de propriedade do empresário limeirense, Ricardo, encontraram munições e cápsulas de vários calibres, sendo sua maioria de uso restrito. Em dois cofres que estavam no imóvel, o qual foi aberto com ajuda de um chaveiro, os policiais encontraram armas de fogo de calibres permitidos e restritos, munições e insumos para recarga das munições. As investigações continuam. Um homem de Pirassununga/SP que não teve seu nome divulgado que estava na referida Chácara também esta sendo investigado.