Reitor da Basílica de Americana, amigo do Bispo Don Vilson, pede afastamento. Processo de Estupro de Vulnerável foi arquivado
Atualizado as 11h15 de 28 – 01 – 2019
Pedro Leandro Ricardo, padre reitor da Basílica da cidade de Americana/SP, em ofício enviado neste sábado, 26, ao Bispo da Diocese da cidade de Limeira/SP, Don Vilson Dias de Oliveira, solicitou o afastamento de função junto a referida Basílica.
Durante esta semana, o Chefe da Polícia Civil da cidade Seccional de Americana/SP, abriu um inquérito policial para apurar um suposto e possível apropriação indébita ou extorsão contra o Bispo Don Vilson. Os advogados de defesa do Bispo solicitaram “Segredo de Justiça”
O padre justifica em seu pedido de afastamento, que está há mais de seis anos à frente de inúmeras realizações estruturais e pastorais. Padre Leandro diz ainda que precisa cuidar de sua saúde e assim, continuar em sua ação evangelizadora.
No mesmo dia, o Bispo Don Vilson publicou decreto autorizando o afastamento do padre e amigo Leandro, nomeando como novo administrador da Basílica, o padre Edmilson José da Silva, para assumir a função por tempo indeterminado.
Padre Leandro passou pelas Paróquias de São Sebastião, município de Porto Ferreira/SP, Bom Jesus dos Aflitos, em Pirassununga/SP, seguindo para São Francisco de Assis, no município de Araras/SP, quando assumiu a então Paróquia de Santo Antônio, na cidade de Americana/SP, fazendo parte da elevação da Paróquia em Basílica.
O Padre Pedro Leandro foi investigado pela polícia por suspeita ao artigo 217 (Estupro de Vulnerável) do Código Penal Brasileiro, mas o processo foi arquivado em setembro de 2018, pelo Poder Judiciário da cidade de Americana/SP.
Também, durante sua passagem pela Igreja da cidade de Araras/SP, foi investigado por possível abuso.
Na cidade de Americana, frente a Igreja e, depois na Basílica se envolveu em várias polêmicas.
Frequentadores das Igrejas Católicas de Pirassununga disseram que durante as Missas foi lido a carta da nomeação do novo administrador da Basílica de Americana.
Carta Aberta
A Carta Aberta protocolada na Diocese de Limeira no dia 17 de janeiro último, a qual ganhou noticiário neste portal de notícias, bem como outros, ainda repercute entre fiéis.
O editor de site de notícia, encaminhou um E-mail, para o Núncio Apostólico na capital federal, cobrando uma resposta, mas, até as 18h21 deste domingo, 27, momento em que subíamos esta matéria, nenhuma resposta foi enviada.
É claro e evidente o descontentamento das Comunidades Católicas das cidades e da zona rural, não somente da cidade de Pirassununga, mas, também das cidades pertencentes a referida Diocese, com o Bispo Don Vilson.
Certidão
Abaixo a Certidão do Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, de 5 de dezembro de 2018.