Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais

O prefeito Claudemir Borges (PSD), como sempre, responsável e, e preocupado com o meio ambiente, do bem-estar da saúde dos moradores da cidade de Leme, tomou algumas medidas, sem esquecer também da parte cultural.
Desta forma, a Secretaria de Comunicação Social, divulgou importantes e necessárias ações tomadas pelo Poder Público. Veja abaixo.
Pesca no Lago Municipal ficará interditada até 28 de fevereiro de 2026
Interdição se dá em virtude da piracema, período natural de reprodução dos peixes
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informa a toda população que a pesca no Lago Municipal “Dr. Enni Jorge Draib” ficará interditada de 03 de novembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026. A interdição se dá em virtude do período natural de reprodução dos peixes. O período de restrição de pesca serve para garantir o ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes.

Aqueles que desrespeitarem o período incorrerão em crime e serão penalizados com multa que varia entre R$ 1 mil a R$ 100 mil, ou detenção prevista por lei.
Vale ainda salientar que a pesca somente é permitida para homens e mulheres com idade igual ou superior a 50 anos, portadores de necessidades especiais (acompanhadas por um responsável), e aposentados, mediante a apresentação da “carterinha de pesca”, obrigatória e emitida gratuitamente pela Secretaria de Esportes. As pessoas autorizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer flagradas pescando no Lago neste período, terão sua carterinha suspensa e responderão a todas as penalizações previstas por lei.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 4º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Febre Maculosa
Secretaria de Saúde de Leme informa que medidas de vigilância e controle estão sendo executadas e reforça orientações à população
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram confirmados dois óbitos por febre maculosa no município. Assim que os casos foram identificados, todas as medidas previstas pelos protocolos de vigilância e controle foram imediatamente adotadas pelas equipes técnicas da Prefeitura.
Desde o início das investigações, o Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses tem realizado ações de contenção e monitoramento recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde. Essas ações incluem a investigação dos locais frequentados pelas pessoas afetadas, o alerta às unidades de saúde para intensificar a detecção precoce da doença e o acompanhamento ambiental em áreas com presença de carrapatos.
A Secretaria reforçou ainda a orientação aos profissionais de saúde para que fiquem atentos aos sintomas e iniciem o tratamento adequado de forma imediata sempre que houver suspeita da doença. Também estão sendo intensificadas as ações de controle de carrapatos e o trabalho educativo junto à população.
Sobre a Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados, principalmente em locais com presença de capivaras, cavalos ou áreas de vegetação alta. É fundamental procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas — como febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele, enjoo ou fraqueza — especialmente se houve contato recente com áreas rurais, pastagens, trilhas ou margens de rios.
A única forma de transmissão conhecida é pela picada do carrapato infectado com a bactéria causadora da doença.
A Febre Maculosa não se transmite por:
l Contato direto entre pessoas (abraços, beijos, aperto de mão, etc.);
l Contato com objetos, roupas ou utensílios usados por pessoas infectadas;
l Consumo de água, frutas ou alimentos contaminados;
l Picadas de mosquitos, pulgas ou outros insetos.
Orientações importantes à população
l Evite áreas com capivaras, cavalos ou vegetação alta, principalmente nas margens de rios e lagos.
l Use roupas compridas e botas ao frequentar áreas rurais ou com mato.
l Verifique a pele e as roupas após passeios em locais onde possa haver carrapatos.
l Remova o carrapato com cuidado, usando uma pinça, e lave bem o local com água e sabão.
l Mantenha os animais domésticos limpos e com controle regular de carrapatos.
l Procure a unidade de saúde mais próxima se apresentar febre e outros sintomas após contato com áreas de risco — o tratamento precoce salva vidas.
l Respeite as sinalizações instaladas nos locais.
A Secretaria de Saúde reforça que as ações preventivas e de monitoramento são contínuas durante todo o ano, e que a confirmação dos casos não representa uma situação fora de controle, mas exige atenção redobrada de todos.
O município segue atuando com transparência e responsabilidade, em parceria com os órgãos estaduais e federais, para garantir a segurança e a saúde da população.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou através do telefone 3097-1010, ou ainda no Núcleo de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone (19) 3097-1019 ou 3097-1042.
CULTSP PRO realiza masterclass e seminário formativo em Leme
Atividades gratuitas sobre escrita de projetos culturais acontecem no Museu Histórico Celso Zoega Taboas
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que a cidade recebe, nesta terça-feira, dia 4 de novembro, o ciclo de masterclasses e seminários formativos sobre escrita de projetos culturais, promovido pelo CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

A atividade, que faz parte de uma ação regional de formação profissional voltada ao setor cultural e criativo, acontece das 18h às 22h, no Museu Histórico Celso Zoega Taboas, localizado na Praça Manoel Leme S/N – Antiga FEPASA. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. A classificação indicativa é de 16 anos.
A programação contará com a presença de Lelê Ancona, diretora do Projeto Circularte Educação, doutora em Educação pela PUC-SP e pesquisadora da UNICAMP, que ministrará a masterclass sobre o papel das Escolas de Profissionais da Cultura e as possibilidades de formação criativa nos municípios.
O seminário formativo será conduzido por Leandro Maurício, ator, diretor teatral e consultor em políticas culturais, abordando as etapas de elaboração de projetos culturais voltados à participação em editais públicos, incluindo definição de objetivos, justificativas, público-alvo, cronograma, orçamento e os erros mais frequentes cometidos por proponentes.
O CULTSP PRO é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social (IDG) e oferece formações gratuitas em diversas áreas da cultura e da economia criativa, como artes cênicas, audiovisual, design, música, games, moda sustentável e empreendedorismo cultural.
A ação integra o calendário de formações regionais do programa na Região Administrativa de Campinas, reforçando o compromisso com a qualificação dos agentes culturais e o fortalecimento das produções locais.
Ciclo de Masterclasses e Seminário Formativo – CULTSP PRO
Data: 4 de novembro de 2025
Horário: 18h às 22h
Local: Museu Histórico Celso Zoega Taboas – Praça Manoel Leme S/N ( Antiga FEPASA)
Masterclass: Lelê Ancona
Seminário: Leandro Maurício
Atividade gratuita | Classificação: 16 anos | Sem necessidade de inscrição prévia
Mais informações:
Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok: @cultsppro
E-mail: [email protected]
Secretaria de Cultura e Turismo abre chamada pública para as Festividades do Beleza Negra 2025
Chamamento destina-se a interessados em exploração comercial de alimentação e bebidas durante as festividades do Beleza Negra 2025
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comunica a abertura do chamamento público para a exploração comercial de alimentação e bebidas nas festividades do Beleza Negra 2025, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.
Publicada na Impressa Oficial nº 3859, de 21de outubro de 2025, a Chamada Pública 007/2025, da Secretaria de Cultura e Turismo, destinada a pessoas jurídicas interessadas na exploração comercial de alimentação e bebidas, durante as festividades, do Beleza Negra 2025, 16 de novembro de 2025, na Praça Manoel Leme – Antiga FEPASA.

Os interessados deverão protocolar em envelope único, os documentos de habilitação e manifestação de interesse até o dia 07 de novembro, sexta-feira, até às16h, na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar.
A Sessão de abertura e conferência do conteúdo do envelope será no dia 10 de novembro de 2025, às 09h (dez horas), em sessão pública a ser conduzida pela Comissão designada por Portaria nº 471/2025, de 25 de julho de 2025, no Salão Cultural, localizado na Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, 1085, 5º andar – Centro, CEP: 13.610-220.
Confira o edital completo da chamada pública, no endereço eletrônico: https://www.leme.sp.gov.br/


RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)
Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento
No penúltimo dia, antes do fechamento da Pesca, policiamento ambiental agem em várias frentes
‘Cowbot’: ferramenta gratuita da JBS realiza mais de 30 mil análises socioambientais para apoiar pecuaristas em todo o país
Enquanto o Prefeito do (NOVO) de Pirassununga, não consegue elaborar o PPA. Prefeito lemense, Claudemir Borges (PSD), ‘voa baixo’