Policiamento Ambiental da 2ª PM PM, do 5º BPMAmb, exemplo de proteção ao Meio Ambiente

A 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, com sede em Piracicaba, intensifica suas operações na região sob a liderança do Capitão PM Ivo de Moraes e do 1º Tenente PM Schester, subcomandante.
Com pelotões estrategicamente localizados em Pirassununga (1º), São João da Boa Vista (2º) e Rio Claro (3º), as unidades (comandadas pelo 1º Tenente PM Shester) atuam na fiscalização de fauna nativa e exótica, além de realizar patrulhamentos náuticos e bloqueios terrestres.
O trabalho é complementado por fortes iniciativas de Educação Ambiental.
Manter espécimes nativas em cativeiro / Introduzir espécie exótica no território do estado de São Paulo
Sumaré – No domingo, 28, os Cabos PMs Ferris e Diego Líria (BOp de Ameridana, do 1º Pelotão), em atendimento a denúncia de aves silvestres em cativeiro e comércio irregular de animais silvestres, foi constato pela equipe a manutenção de 27 aves silvestres nativas e 02 exemplares de aves exóticas.

Diante do exposto foram lavrados os respectivos AIAs supramencionados no valor total de R$ 26.500,00, e apreensão das aves que foram destinadas ao mantenedor de fauna nativa Instituto Bellas Aves.
Ponto de Estacionamento – Bloqueio e Patrulhamento Náutico
Pirassununga – Os Cabos PMs Mafra e Ezequiel, do 1º Pelotão, realizaram deste domingo, 28, pelo Distrito de Cachoeira de Emas, ponto de estacionamento, visibilidade e Bloqueio visando aumentar a sensação de segurança da população local, bem como coibir eventuais infrações, ilícitos ambientais e penais.

Após, utilizando embarcação náutica, os referidos policiais realizaram patrulhamento náutico preventivo a montante da barragem Aratu, rio Mogi Guaçu, visando a fiscalização ambiental e o cumprimento da legislação correlata.
Foram realizadas aproximadamente 6 horas de navegação contínua, período no qual a equipe efetuou varredura minuciosa das margens e trechos estratégicos do curso d’água.

Ressalta-se que o patrulhamento náutico é fundamental para a prevenção e repressão de infrações ambientais, pois permite maior alcance operacional, fiscalização eficaz de áreas remotas e pronta intervenção em práticas ilegais que impactam negativamente os recursos hídricos e as espécies nativas. Essa ação fortalece a preservação dos ecossistemas aquáticos e contribui diretamente para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Patrulhamento preventivo e Educação Ambiental
Piracicaba – Na segunda-feira, 29, os Cabos PMs Luís Ricardo e Anderson, do 3º Pelotão, ao longo da Avenida Beira Rio, durante “Operação Algae III”, em fiscalização de pesca pelo Rio Piracicaba (perímetro urbano), com vistas a pesca em locais proibidos, confluência e desembocadura de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto, local proibido conforme Instrução Normativa IBAMA n° 25/2009 (Artigo 3°, inc. II).
Durante o policiamento, foram abordadas 05 pessoas, entretanto nada de ilícito fora localizado, sendo que os quais foram orientados em relação ao período de Defeso.

Durante o policiamento e permanência da equipe no local, não foram constatadas infrações e/ou crimes ambientais.
Na sequência, os referidos policiais militares seguiram para o Museu da Água de Piracicaba/ Ponte Pênsil, onde realizaram Educação Ambiental, palestrando sobre a importância e necessidade da conscientização ambiental.,
A ação alcançou um total de 05 pessoas, sendo elas orientadas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da vegetação inserida em área considerada de preservação permanente.

Foi compartilhado informações sobre a Lei Federal nº 11.959/09 (legislação de pesca) e Instrução Normativa IBAMA nº 25/09 (Piracema), bem como a necessidade da colaboração individual e coletiva de todos para a preservação e garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Patrulhamento Náutico/Repressivo e PreEducação Ambientalventivo
Caconde – Durante a segunda-feira, 29, o 1º Sargento PM Dezidério e Soldado PM Monteiro, do 2º Pelotão, durante “Operação Impacto / Piracema” realizaram pelo município em questão realizaram policiamento náutico pela represa Graminha, sendo realizado cerca de 05 horas de navegação.
Durante o policiamento, foram abordadas 05 pessoas e 01 embarcação, entretanto nada de ilícito fora localizado, sendo que os quais foram orientados em relação ao período de Defeso.

Durante o policiamento e permanência da equipe no local, não foram constatadas infrações e/ou crimes ambientais.
Fotos e Informações – 2ª Cia. PMAmb


Comando da PMRv do Estado de São Paulo divulga balanço das ações da “Operação Natal”
Criminoso é preso pela PM em Ribeirão Preto após assassinar esposa na frente do filho de 6 anos
GCM de Pirassununga mantém produtividade apesar de insatisfação com a gestão municipal. Flagrantes de Tráfico de Drogas despencou
PMs Ambientais da 2ª Cia, atendem à denúncias e geram multas superior à R$ 88 mil
Polícia Militar. Confira as principais ocorrências em Pirassununga entre 23 e 27 de dezembro
Além do Discurso Oficial: O Grito de Socorro dos Servidores de Pirassununga contra o “Reinado de Terror” na Saúde