Polícia Militar Ambiental do comando da 2ª Cia. PM, continua como sempre na proteção ao Meio Ambiente

Sob o comando da 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental, sediada em Piracicaba e liderada pelo Capitão PM Ivo de Moraes, os 1º, 2º e 3º Pelotões (Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro) intensificam suas operações.
Os referidos pelotões são comandados pelo 1º Tenente PM Shester, sendo que as equipes mantêm o foco no Policiamento Ambiental Náutico e na fiscalização de irregularidades. As ações visam punir o descumprimento de notificações ambientais dentro dos prazos legais, além de promover a Educação Ambiental na região.
Policiamento Ambiental Náutico
Pirassununga (SP) – No último fim de semana, o 1º Pelotão da Polícia Militar intensificou o patrulhamento preventivo no Rio Mogi Guaçu como parte da Operação Carnaval/Piracema.
No sábado (7), os Soldados PM Claudino e Gatti, a bordo da embarcação Emb-05299, realizaram cinco horas de navegação contínua a montante da Barragem de Aratu. A equipe executou uma varredura minuciosa das margens e trechos estratégicos, focando na fiscalização ambiental e no cumprimento da legislação vigente. Esse tipo de ação é vital para alcançar áreas remotas e intervir prontamente contra práticas que ameaçam os recursos hídricos.

No domingo (8), os Cabos PM Ezequiel e Diego Líria deram continuidade aos trabalhos com a embarcação Bem-05292. O foco foi o combate à pesca predatória, resultando na localização e recolhimento de petrechos ilegais dispostos no rio. Esses materiais, altamente nocivos à fauna ictiológica, foram apreendidos e serão destruídos em local adequado.

Após a incursão náutica, a equipe realizou pontos de estacionamento e bloqueios de visibilidade em locais estratégicos. O objetivo foi elevar a sensação de segurança da população e coibir infrações tanto ambientais quanto penais.
Por deixar de atender a exigências legais ou regulamentares, no prazo concedido, devidamente notificado pela Autoridade Ambiental competente
Sumaré – Na segunda-feira, 9, os Cabos PMs Adilson e Sartori, do 1º Pelotão, durante ‘refiscalização’ ambiental, esta equipe da Polícia Militar Ambiental constatou o não atendimento às exigências legais ou regulamentares, no prazo concedido, mesmo após notificação prévia pela Autoridade Ambiental competente, permanecendo a irregularidade verificada.

Diante dos fatos, foi lavrado o Boletim de Ocorrência Ambiental nº 3955, bem como elaborado o Auto de Infração Ambiental nº 20260113003955-1, por “Deixar de atender a exigências legais ou regulamentares, no prazo concedido, quando devidamente notificado pela Autoridade Ambiental competente”, com sanção de multa simples no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Educação Ambiental
Piracicaba – Nesta segunda-feira, 9, o Cabo PM Corrêa e Soldado PM Gentil, do 3º Pelotão, em decorrência da operação “Piracema/Algae” e da importância e necessidade da conscientização ambiental, foi realizada nesta data ação de Educação Ambiental, nas proximidades do Museu da água e da Ponte Pênsil, no município de Piracicaba/SP.
A ação alcançou várias pessoas, sendo elas orientadas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da vegetação inserida em área considerada de preservação permanente.

Foi compartilhado informações sobre a Lei Federal nº 11.959/09 (legislação de pesca) e Instrução Normativa IBAMA nº 25/09 (Piracema), bem como a necessidade da colaboração individual e coletiva de todos para a preservação e garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Patrulhamento Preventivo
Piracicaba – Pela Avenida Beira Rio, nesta segunda-feira, 9, o Cabo PM Corrêa Leite e Soldado PM Gentil, do 3º Pelotão, durante “Operação Piracema/Algae”, em fiscalização de pesca pelo Rio Piracicaba (perímetro urbano), com vistas a pesca em locais proibidos, confluência e desembocadura de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto, local proibido conforme Instrução Normativa IBAMA n° 25/2009 (Artigo 3°, inc. II).
Durante o policiamento, foram abordadas cinco (5) pessoas, entretanto nada de ilícito fora localizado, sendo que os quais foram orientados em relação ao período de Defeso.
Durante o policiamento e permanência da equipe no local, não foram constatadas infrações e/ou crimes ambientais.
Ponto de Estacionamento/Bloqueio e Patrulhamento Náutico
Caconde – Os Cabos PMs Bergamini e Eduarda, do 2º Pelotão, nesta segunda-feira, 9, em decorrência da Operação Piracema/Carnaval, a equipe realizou ponto de estacionamento, visibilidade e Bloqueio visando aumentar a sensação de segurança da população local, bem como coibir eventuais infrações, ilícitos ambientais e penais.

Na sequência os policiais utilizando da Embarcação Náutica -Emb-05294, realizaram patrulhamento náutico preventivo pela Represa Graminha, sendo realizada aproximadamente 04hs00, de navegação com vistas a prevenção e repressão de crimes contra Fauna Ictiológica.
Foram realizadas também abordagens e orientações quanto ao período de Piracema e a legislação ambiental vigente.



Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro
Caseiro de Fazenda em Araras é preso em flagrante pela PM Ambiental por crime ambiental e posse de Armas de Fogo
Polícia Militar da cidade de Leme prende foragidos da justiça e aumenta as ‘operações’ pontuais de transito
Prefeitura de Leme avança em ‘Oficinas Culturais’, auxilio transporte escolar entre outros
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus
A Trajetória de Excelência de Sadrac de Oliveira (Penellope)