Caseiro de Fazenda em Araras é preso em flagrante pela PM Ambiental por crime ambiental e posse de Armas de Fogo

Nesta segunda-feira, 9, duas equipes do policiamento ambiental do 1º Pelotão, sediado no município de Pirassununga/SP, com o Cabo PM Silvério e Soldado Gatti, da viatura A-05203, com apoio dos Cabos PMs Adilson e Sartori, tendo no comando o Capitão PM Ivo de Moraes, comandante da 2ª Cia. PM Ambiental, com sede em Piracicaba/SP, realizarão prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e, “Por matar espécimes da fauna silvestres nativos sem autorização do órgão ambiental competente.
Ação
Equipe de Polícia Militar Ambiental recebeu denúncia anônima relatando que pela área rural de uma Fazenda, o caseiro estava realizando a caça de animais da fauna silvestre, mediante uso de arma de fogo e armadilhas do tipo ratoeira.
Diante das informações equipe deslocou-se até o local dos fatos, sendo recepcionados pelos caseiros (casal) os quais tomaram conhecimento da denúncia, franquearam a entrada da equipe na residência e acompanharam a fiscalização.

Durante a vistoria na cozinha foi constatado dentro do freezer produtos oriundos de caça de animais da fauna silvestre dos seguintes espécimes: 03(três) tatu galinhas, 01(um) lagarto Teiu, 01(um) jacaré anão, todos acondicionados em sacolas plásticas e congelados. O autor foi indagado sobre a existência de arma de fogo, onde o mesmo apresentou uma espingarda Cal 22 com silenciador. Em continuidade a equipe obteve êxito em localizar uma arma de fogo tipo garrucha dois canos cal. 22 desmuniciada, uma espingarda cal. 20 marca Boito, uma espingarda cal.32 sem numeração, uma espingarda de chumbinho cal. 4.5 e 191 munições de calibres 12, 22, 28 e 36. No quintal a equipe localizou duas armadilhas desarmadas do tipo ratoeira, geralmente armada em trilha/caminho de animais de pequeno porte (lagarto, tatu, dentre outros).
Diante dos fatos foi dado voz de prisão em flagrante delito ao autor pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Acionado perícia técnica para o local, onde o Cb PM Adilson e Cb PM Sartori permaneceram preservando o local de crime.
Na esfera administrativa foi elaborado o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais), com base no artigo 25 da Resolução Sima 05/21 e os animais foram descartados no aterro sanitário municipal.

Ocorrência encaminhada ao CPJ de Araras, onde o delegado de plantão ratificou a voz de prisão em flagrante delito, apreendeu todo o armamento e munições e encaminhou o acusado para a Cadeia Pública de Limeira/SP.
APREENSÕES:
– 03(três) Tatu galinhas “Dasypus novemcinctus”
– 01(um) Lagarto Teiu “Tupinambis”
– 01(um) Jacaré anão “Paleosuchus palpebrosus”
– 01(um) espingarda Cal. 22 com silenciador
– 01(uma) garrucha dois canos Cal. 22
– 01 (uma) espingarda Cal. 20 marca Boito
– 01 (uma) espingarda cal.32 sem numeração
– 01 (uma) espingarda de chumbinho cal. 4.5
– 191(cento e noventa e um) munições, entre intactas e deflagradas dos calibres: 12, 22, 28 e 36
– 1.123 Kg de chumbo, pólvora e espoletas
– 02 (duas) armadilhas do tipo ratoeira
Informações e Fotos – 2ª Cia PM Ambiental
Reportagem em andamento









Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro
Polícia Militar Ambiental do comando da 2ª Cia. PM, continua como sempre na proteção ao Meio Ambiente
Polícia Militar da cidade de Leme prende foragidos da justiça e aumenta as ‘operações’ pontuais de transito
Prefeitura de Leme avança em ‘Oficinas Culturais’, auxilio transporte escolar entre outros
As entrevistas do Programa A VOZ DO POVO, das Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema plus
A Trajetória de Excelência de Sadrac de Oliveira (Penellope)