Polícia Ambiental realiza patrulhamento náutico e apreende petrechos ilegais no Rio Mogi Guaçu

Pirassununga – A Polícia Militar Ambiental intensificou as fiscalizações com o início da “Operação Pré-Piracema”. A ação foi conduzida pelos Cabos PM Ezequiel e Colombo, integrante do 1º Pelotão de Pirassununga (2ª Cia. PM Ambiental de Piracicaba), sob o comando do Capitão PM Ivo de Moraes.
No sábado (24), a equipe utilizou a embarcação PM-05299 para realizar um patrulhamento náutico preventivo a montante da barragem Aratu, no Rio Mogi Guaçu. Durante cerca de três horas de navegação contínua, os policiais efetuaram uma varredura minuciosa nas margens e trechos estratégicos do curso d’água para combater crimes ambientais.

Dando continuidade à operação, na segunda-feira (26), a equipe retornou ao Rio Mogi Guaçu e ao Rio Jaguari-Mirim, no município de Pirassununga, cumprindo cerca de seis horas de patrulhamento náutico voltado ao combate à pesca predatória.
Durante a fiscalização de segunda-feira, 26, a Polícia Ambiental localizou e retirou da água dois covos do tipo bardoelo e três redes de espera. Todos os petrechos irregulares foram apreendidos e destruídos, conforme prevê a legislação ambiental vigente.

Para finalizar a ação, a equipe também realizou bloqueios policiais no bairro Cachoeira de Emas, reforçando a segurança na região.
O patrulhamento náutico é uma ferramenta essencial na prevenção e repressão de infrações ambientais, pois amplia o alcance operacional, possibilita a fiscalização de áreas remotas e permite a pronta intervenção contra práticas ilegais que ameaçam os ecossistemas aquáticos e as espécies nativas.

Imagens/Vídeo – 2ª Cia. PM Ambiental


A SAGA DO “UNIVERSALIZA”: QUANDO A ÁGUA DE PIRA VIRA “COMMODITY” DESCOLADA
Morte suspeita com sinais de violência foi registrado em Santa Cruz das Palmeiras
DENÚNCIA GRAVÍSSIMA. DA ENGENHARIA DOS R$ 16 MILHÕES À TECNOLOGIA DA LONA PRETA
Morre em hospital de Campinas homem que teve o corpo incendiado pela companheira em Pirassununga
Polícia Militar Ambiental. De Formação de Curso, a ação contra regeneração natural de vegetação
GCM prende homem por violência doméstica na Vila Santa Fé, em Pirassununga