PM Ambiental. Operação Caipora. Entrevista para a Imprensa e Desfile Cívico

Na manhã de terça-feira, 5, o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, Capitão PM Ivo de Moraes, proferiu por vídeo conferência a uma preleção aos policiais do 1º, 2º, 3º Pelotões, respectivamente Pirassununga, São João da Boa Vista e Rio Claro, também ao Base Operacional de Americana, comandada pelo 1º Pelotão.

Após o término da preleção, foi dado início foi desencadeada a “Operação Caipora, tendo no seu primeiro dia obtido ações satisfatórias. A operação teve início no dia 5, tendo continuidade nos dias 6 e 7 de agosto. (1º dia).

A missão principal da “Operação Caipora” é fiscalizar o cumprimento de TCRAs (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental), bem como intensificar as ações voltadas à preservação da vegetação nativa remanescente na área de atribuição do 5° Batalhão de Polícia Ambiental.

Foram empregadas sete (7) viaturas e quinze (15) policiais ambientais.

Por desmatar mediante supressão e ‘bosqueamento’, vegetação objeto de especial preservação, sem autorização da autoridade competente
Pelo município de Americana, o Cabo PM Nebesnyj e o Soldado PM Zampronio, em atendimento ao SIOPM nº 4657, a equipe deslocou-se a um certo local a fim de atender à demanda referente à intervenção em recursos da flora.
Durante a vistoria, constatou-se a supressão e o ‘bosqueamento’ de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração, em área comum, com extensão correspondente a 0,1509 há, a qual foi embargada.
Face às irregularidades, foi lavrado Auto de Infração no valor de R$ 829,95, com fundamento no artigo 49 da Resolução SIMA nº 05/2021.

Sem prejuízo das medidas administrativas, o fato será encaminhado à Central de Polícia Judiciária do respectivo município, por meio de ofício, nos termos do artigo 50 da Lei Federal nº 9.605/1998, para análise e eventual responsabilização na esfera penal.
Por Destruir Vegetação Nativa em Área Comum
Pelo município de Capivari, policiais do 2º Pelotão, ocupando a viatura A-05206, durante atendimento a demanda “Mais Monitoramento”, foi contatada a supressão de Vegetação Nativa em estágio inicial de regeneração em um local correspondente a 0,070ha localizada em área comum.
Sendo assim, foi lavrado em desfavor do infrator um Auto de Infração Ambiental, na modalidade de multa simples, por infringir o artigo 49 da Resolução SIMA 005/21.

Permanecendo a área objeto da autuação embargada até a deliberação do atendimento ambiental, sem prejuízo da responsabilidade penal conforme a lei de crimes ambientais.
Entrevista para imprensa
Pelo município de Pirassununga, o Capitão PM Ivo de Moraes, ocupando a viatura A-05200, conduzida pelo Cabo PM Borrágeo, Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental (PAmb), participou de uma entrevista ao vivo na Mundial FM/Piracema FM (ambas Web), transmitidas pelos facebook’s, Pirassununga Mundial FM e reporternaressi, também pelos @InstagramPirassununga Mundial FM e reporternaressi, além do youtube da Pirassununga Mundial FM, com o apresentador Ademir Naressi, sendo que a entrevista abordou temas importantes sobre a atuação da PAmb na região, contando também com a participação do Comandante da Guarda Municipal de Pirassununga, GM Lino.

Desfile de Aniversario de Pirassununga
Na quarta-feira, 6, em comemoração ao 202° aniversário da cidade de Pirassununga/SP, duas equipes do policiamento ambiental sede do 1° Pelotão, participaram do desfile Cívico Comemorativo.
Os Cabos PMs Ezequiel e Mafra, compondo a viatura A-05203 e os Cabos PMs Cunha e Silvério, da viatura A-05293, viaturas 4X4, tendo cada uma delas um Embarcação Náutica, usadas normalmente nas fiscalizações em rios e represas, no combate, principalmente ao crime de predadores, tanto na pesca ilegal.

Fotos e Informações – 2ª Cia. PM Ambiental