PM Ambiental continua desenrolando a “Operação Piracema” com eficiência

Policiais Militares Ambientais do 1º e 2º Pelotões (2ª Cia) realizaram patrulhamento náutico e operação bloqueio.
Durante as diligências, foram apreendidos petrechos de pesca irregulares e identificadas áreas de preservação permanente com indícios de impedimento à regeneração natural da vegetação.
Patrulhamento Náutico/Apreensão de Petrecho/Operação Bloqueio
Com apoio terrestre do Cabo PM Colombo, utilizando a viatura A-05204, os Cabos PMs Ezequiel e Mafra, do 1º Pelotão, utilizando a Embarcação Náutica – 05299, nesta quarta-feira, 21, durante a “Operação Piracema”, realizaram patrulhamento náutico preventivo a jusante da barragem ARATU, Rio Mogi Guaçu, visando a fiscalização ambiental e o cumprimento da legislação correlata.
Foram realizadas aproximadamente 6 horas de navegação contínua, período no qual a equipe efetuou varredura minuciosa das margens e trechos estratégicos do curso d’água, sendo retirados cinco (5) anzóis de espera.

Ressalta-se que o patrulhamento náutico é fundamental para a prevenção e repressão de infrações ambientais, pois permite maior alcance operacional, fiscalização eficaz de áreas remotas e pronta intervenção em práticas ilegais que impactam negativamente os recursos hídricos e as espécies nativas. Essa ação fortalece a preservação dos ecossistemas aquáticos e contribui diretamente para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Na sequência, os policiais realizaram ponto de estacionamento, visibilidade e bloqueio visando aumentar a sensação de segurança da população local, bem como coibir eventuais infrações, ilícitos ambientais e penais, ao longo da Rodovia SP-201, prefeito Euberto Nemézio Pereira de Godoy, pela região do Distrito de Cachoeira de Emas.

Impedir e dificultar a regeneração natural de vegetação em área de preservação permanente competente
São João da Boa Vista – Nesta quarta-feira, 21, os Cabos PMs Maurício e Luiz Augusto, ocupando a viatura A-05208, do 2º Pelotão, dando sequência na Operação Impacto/Piracema, referente a intervenção em APP.
Os policiais constataram ‘In loco’ que no local houve a degradação ambiental, através de supressão de vegetação nativa ou demais formas de vegetação, referente a 0,016 ha, sem autorização de órgão ambiental competente.
Face o exposto foi elaborado Auto de Infração Ambiental (AIA) no valor de R$ 80,00, em desfavor do autor, nos termos do artigo 48 da Resolução SIMA nº 005/21, por impedir e dificultar a regeneração natural de 0,016 hectares de demais formas de vegetação em área de preservação permanente, sem a devida autorização do órgão ambiental competente, resultando no consequente embargo administrativo da área objeto da autuação.
A área objeto da Vistoria/Fiscalização ficará embargada até deliberação do Atendimento Ambiental.
O acusado será responsabilizado na esfera Penal, nos termos do Artigo 48 da Lei Federal 9.605/98.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’