Pirassununga. V.E,, registra 12 casos de dengue em 2024

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do município de Pirassununga/SP, reforça à população a importância de se proteger contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos e as mais comuns em ambientes urbanos são a dengue, Zika e chikungunya.
A melhor forma de combater as arboviroses é impedir o nascimento do mosquito. Os principais criadouros estão dentro das casas e segundo a equipe de controle da dengue, em vasos de plantas, bebedouro de animais e entulhos.
Além do combate ao mosquito, é importante estar alerta ao aparecimento dos sintomas: febre alta e/ou persistente, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas, dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia e/ou dor forte na barriga, pressão baixa, náusea e vômitos frequente, agitação ou sonolência. Ao apresentar estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde da cidade para atendimento médico, segundo a Secretaria de Saúde.
A Vigilância atualizou os bairros com alto risco de transmissão da dengue. A definição das áreas em alerta é feita a partir da análise dos casos suspeitos e confirmados da última semana.
Ao longo do ano de 2023, o município teve um expressivo número de casos, 545 confirmados sendo 07 casos internados com sinais de alerta. Em comparação ao ano passado, durante todo o mês de janeiro foram 11 casos, porém somente neste início de ano, cerca de 12 casos já foram positivados.
A Vigilância teme que, a partir deste mês, a cidade tenha um aumento expressivo no número de infecções.
Região Central
– Jd. Itália
– Jd. Eldorado
Região Oeste
– Bairro Rosário
Região Leste
– Cidade Jardim
– Vila São Pedro
– Jd. Millenium
Região Norte
– São Valentim
– Terra Azul
Ainda que o bairro onde resida não apareça na matéria, os moradores dos demais bairros devem continuar em alerta às medidas de combate aos criadouros dos mosquitos.
Veja algumas das medidas de prevenção:
– Mantenha o terreno limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
– Tampe os tonéis e caixas d’água;
– Mantenha as calhas limpas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha prato de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Limpe todos os acessórios de decoração que ficam fora de casa e evite o acúmulo de água em pneus e calhas;
– Coloque repelentes elétricos próximos às janelas;
– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e geladeiras.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal


Polícia Civil de Pirassununga com apoio da GCM cumpre Mandados. Um ‘pintor’ foi preso
Confusão na Vila Santa Fé: Agentes da ROMU são atacados com bombas e pedras após apreensão de drogas em Pirassununga
Supermercado no Jardim Morumbi registra prejuízo após caixa de 16 anos passar compra de R$ 1 mil por apenas R$ 0,10
Forças de Segurança reforçam combate ao tráfico de drogas em Porto Ferreira
Jovem comemora aniversário de 12 anos realizando sonho na Polícia Militar em Santa Rita do Passa Quatro
Jovem de 18 anos é preso em flagrante por tráfico de drogas no bairro Vila São Pedro, em Pirassununga