Operação Piracema: Polícia Militar Ambiental intensifica ações com fiscalização em pátios madeireiros, rios e foco na educação

No contexto da Operação Piracema, o Comando da 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental, Capitão PM Ivo de Moraes, vem realizando uma série de ações integradas voltadas à proteção da fauna e da flora na região. Nesta quarta-feira, 10, o policiamento ostensivo abrangeu três frentes principais: fiscalização de estoques de madeira, patrulhamento náutico e conscientização pública.
Fiscalização de Flora Durante as vistorias em pátios madeireiros, as equipes realizaram a cubagem da madeira e a conferência de documentos essenciais, como o Documento de Origem Florestal (DOF). O objetivo foi verificar a regularidade do armazenamento e venda de produtos florestais, combatendo o comércio ilegal de madeira nativa e garantindo que o saldo físico no pátio fosse compatível com o saldo virtual no sistema oficial.
Proteção à Ictiofauna (Pesca) simultaneamente, o policiamento náutico foi reforçado nos rios locais. Devido ao período de defeso (Piracema), época crítica para a reprodução dos peixes, a fiscalização focou no combate à pesca predatória. Os policiais verificaram embarcações e o uso de apetrechos proibidos, como redes e tarrafas, além de garantirem o cumprimento das normas que proíbem a captura de espécies nativas neste período.
Educação Ambiental Entendendo que a prevenção é tão importante quanto a fiscalização, a operação incluiu atividades de Educação Ambiental. Os policiais orientaram pescadores, ribeirinhos e comerciantes sobre a importância ecológica da Piracema e os impactos legais dos crimes ambientais, promovendo uma cultura de preservação e sustentabilidade.
A Polícia Militar Ambiental reforça que as operações continuarão intensificadas e solicita o apoio da população. Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas anonimamente.
Fiscalização de pátio madeireiro
Aguaí – Nesta quarta-feira, 10, os policiais militares, 1º Sargento Melizi, os Cabos PMs Márcio, Luiz Augusto e Soldado PM Monteiro, do 2º Pelotão, sediado na cidade de São João da Boa Vista, em fiscalização realizada em Pátio Madeireiro, após a mensuração minuciosa de todo o estoque de madeira nativa existente, utilizando o método de conferência peça a peça por espécie e tipo de corte, em confronto com o respectivo DOF (Documento de Origem Florestal), constataram a existência de 0,2829 m³ de madeira nativa adquirida (estoque em excesso) e 6,9241 m³ de madeira nativa vendida (estoque em déficit), de diferentes espécies, ambos sem acobertamento pelo DOF.

Diante dos fatos, foram lavrados Autos de Infração Ambiental no valor de R$ 2.077,23, na modalidade de multa simples e advertência, pela prática de “ter em depósito e vender madeira sem acobertamento do DOF”, nos termos do §1º do artigo 47 da Resolução SIMA nº 005/21.
Operação Piracema
Piracicaba – Os Cabos PMs Dearo e Telis, do 3º Pelotão, do município de Rio Claro, durante “Operação Feriado/ Compras Final de Ano”, a equipe de policiamento ambiental realizou atividade de fiscalização de pesca e educação ambiental pelas margens do Rio Piracicaba e adjacências com a entrega de panfletos informativos sobre a Piracema. O local é conhecido por intensa movimentação de veículos turísticos.
A ação teve como finalidade em patrulhar e fiscalizar a pesca em locais proibidos e orientar os transeuntes sobre a importância do período de defeso, que se inicia no dia 1º de novembro, conforme estabelece a Instrução Normativa IBAMA nº 25/09, restringindo a pesca na bacia do Rio Paraná.

Os mesmos policiais, realizaram Ponto de Estacionamento/Bloqueio, pelo município de São Pedro, nas coordenadas previamente fornecidas, com a finalidade de coibir infrações e ilícitos ambientais, em foco, à pesca em locais proibidos e, em alinhamento com o Comando de Policiamento Ambiental, orientar e compartilhar o conhecimento da legislação ambiental vigente.
Conforme previsto na Portaria nº PM6-001/600/24, na qual, preconizado em seu item 1.2 do Índice – atribuição constitucional[…]a prevenção e a repressão de infrações e crimes ambientais – e Art. 1º, alínea “d” – promover ações de educação ambiental […] – foi realizado ponto de estacionamento e consequente orientação da legislação ambiental vigente aos transeuntes, em foco à preservação e legislação de pesca.

Foi complementado aos cidadãos presentes, a necessidade da colaboração individual e coletiva de todos para a prevenção, preservação e garantia de um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado.
Fonte/Imagens – 2ª Cia PM Ambiental


Ranking dos municípios paulistas com melhores práticas agropecuárias será divulgado na próxima segunda-feira (15)
Justiça determina nomeação de candidata aprovada no concurso público da Prefeitura de S.C. das Palmeiras
Artigo. Obesidade atrapalha a libido?
Reinaldo Fachine (Palhaço Jeca) pede exoneração e deixa a Secretaria de Cultura de Pirassununga
GCM de Porto Ferreira em operação permanente, prende suspeitos e apreende grande quantidade de drogas