Operação mira crimes ligados a influenciadores que promovem fabricação e soltura ilegal de balões

Ação entre a PM Ambiental e o Ministério Público tem o objetivo de impedir que prática criminosa, que causa riscos à população, seja normalizada
- Agência SP
- Publicado em 25/11/2025 – 08:09
A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público deflagraram na manhã desta terça-feira (25) a Operação “Bancada”, contra influenciadores digitais que promovem e monetizam a fabricação e soltura ilegais de balões. São cumpridos 31 mandados de busca e apreensão na capital paulista e região metropolitana.
A investigação teve duração de seis meses e identificou os principais responsáveis pela prática criminosa. Além de confeccionar e vender os balões, os suspeitos ainda promoviam a ação nas redes sociais, fazendo com que o ato, que coloca o meio-ambiente e a vida das pessoas em risco, causando incêndios e até acidentes aéreos, fosse normalizado.
Os mandados judiciais são cumpridos em endereços relacionados aos suspeitos. No total, foram empenhados 170 policiais militares para a operação.

Além disso, o Poder Judiciário determinou a suspensão e o bloqueio de contas e perfis utilizados pelos investigados. Segundo as equipes, essas páginas eram responsáveis por impulsionar o engajamento e a monetização do conteúdo criminoso.
A fabricação, armazenagem, transporte ou soltura de balões é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. A ação segue em andamento.



Loteria municipal? Sim, é verdade! O novo e o velho estão inovando!
Caso San Martinho. Vereador Fabrício Lubrechet fica sozinho, aliados Théo e Caridade votam contra
Música gospel conquista espaço além dos templos
PMAmb. Operação Feriado/Piracema, Educação Ambiental, entrevista de Rádio
Pirassununga estreia no ranking dos MITs e conquista 14ª posição no Estado
Chuvas causam alagamento no interior do Centro de Especialidades Médicas. Teto está com trincas