Moradora diz que policiais não tiveram fardas, mas sim asas durante salvamento a jovem
A ação determinante do Sargento PM Vandeir e de seu companheiro de trabalho, o Cabo PM Eduardo, da viatura de Comando Grupo de Apoio da 3ª Cia. PM do 36º BPM/I, salvaram a vida de um jovem de 19 anos de idade no bairro de Vila Santa Fé, divisa com o Bela Vista, Cerrado de Emas/Pirassununga – SP, como descreveu uma moradora em mensagem enviada ao nosso portal.
Pouco mais das 13h50 da tarde desta terça-feira, 12, a viatura de Comando de Grupo de Apoio foi acionada para o local acima mencionado, bem como homens do Corpo de Bombeiros do município de Pirassununga.
Quando da chegada do Sargento PM Vandeir e de seu companheiro de viatura, o Cabo PM Eduardo no local, muita gente observava um jovem, o qual subiu em um mangueira levando um corda, onde após amarrar em um forte galho, a seis (6) metros de altura produziu um laço, ameaçando o suicídio.
Os policiais iniciaram um diálogo de contenção, a fim de desestimular ação do jovem em se suicidar. Durante o diálogo dos policiais com o jovem, em certo momento, para o desespero de familiares e moradores da região que se aglomeravam ao entorno do local, uma Chácara, o jovem colocou o laço no pescoço, mas, mesmo diante aos pedidos dos policiais se lançou, ficando dependurado a uma altura de cinco a seis metros, com o pescoço no “laço” da corda.
A jovem Samanta Stuck de 17 anos que observava o resgate junto com demais moradores daquela região parabenizaram os policiais militares pela rapida ação que salvou a vida do rapaz, dizendo que estes policiais não usaram fardas, mas sim asas ao escalar uma árvore enorme sem qualquer auxílio.
Quanto ao procedimento do Sargento PM Vandeir, a mulher o descreve como um “Anjo que escalou uma árvore (mangueira) sem pega e sem apoio para salvar a vidada do jovem, não somente dele, mas de uma família”.
O Sargento PM Vandeir, colocando sua própria vida em risco realizou uma manobra arriscadíssima, porém, conseguiu chegar ao jovem, onde praticamente sem apoio algum, logrou êxito em retirar o laço de seu pescoço e durante a descida da árvore, o jovem tentava se jogar das “garras” do policial, onde ambos poderiam cair e terem sérias fraturas ou porque não a morte.
No solo, o Cabo PM Eduardo, precisou de usar de muita cautela para algemar o jovem, o qual tentava se desvencilhar, talvez para uma outra atitude de tentativa de suicídio.
Coma a chegada dos homens do Corpo de Bombeiros, onde o Sargento André comandou a remoção da vítima ao Pronto Socorro da Santa Casa, recebendo os primeiros socorros e depois internado para melhor observação. O caso do jovem de 19 anos, era de um quadro clínico que inspirava cuidados intensivos, disse um enfermeiro que pediu para não ter seu nome divulgado.
Na foto, da esquerda para a direita o Cabo PM Eduardo e o Sargento PM Vandeir.