Leme terá Campanha de Conscientização do Autismo e mutirões de combate à Dengue

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal da cidade de Leme/SP, já antecipou em Nota, mais uma campanha, desta feita, a partir do mês de abril que se trata da Campanha Nacional de Conscientização do Autismo.
Também, anuncia as novas etapas dos Mutirões a serem realizadas nos bairros do referido município no combate ao mosquito da Dengue.

Abril Azul: Mês de Conscientização do Autismo
Está na hora de entender, apoiar e respeitar!
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal da Saúde informa sobre a Campanha Nacional de Conscientização do Autismo, “Abril Azul”.
Serão realizadas diversas ações, como forma de mobilizar a sociedade sobre essa condição ainda desconhecida e discriminada por muitos. Confira a programação:
SEXTA-FEIRA – 01 DE ABRIL
Início das Palestras “Identificando o autismo” nos postos de Saúde ministradas pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Durante todo o mês, nos dias de consultas de Ginecologia e Pediatria.
SÁBADO – 02 DE ABRIL
3º Caminhada de Conscientização do Autismo
10h | Av. 29 de Agosto saindo da Praça da Escola Maria Joaquina de Arruda
SEGUNDA-FEIRA – 04 ABRIL
Palestra “Entendendo o diagnóstico e a intervenção precoce no Tratamento do Espectro/Autista” com a Profª. Me. Maria Elisa Granchi Fonseca
19h30 | Anfiteatro da Faculdade Anhanguera Leme
Aberta ao público.
TERÇA-FEIRA – 05 DE ABRIL
Workshop “Lugar de autista é em todo lugar”
19h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos profissionais da Assistência de Desenvolvimento Social, Saúde e Público Geral.
QUARTA-FEIRA – 06 DE ABRIL
Workshop “Lugar de autista é em todo lugar”
09h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos profissionais da Assistência de Desenvolvimento Social, Saúde e Público Geral.
TERÇA-FEIRA – 12 DE ABRIL
Mesa Redonda com Profª.” Me. Dafne Pavanelli Fidelis, Profª. Dra. Giovana
Escobal e participação da Secretaria de Educação, CRPA – Centro de Referência da Pessoa com Autismo, SADS – Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde.
19h | Centro Integrado Educacional Kamal Taufic Nacif (Antiga Praça da Cianê)
Aos Professores, Gestores, Zeladores, Monitores, Pais de Autistas e Público Geral.
TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Saiba mais em:
· https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/
· https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf
Informações adicionais no Centro de Referência da Pessoa com Autismo, localizado na Rua José Manoel de Arruda Oliveira, 340 – Jardim Bela Vista, ou através do telefone 3555.1448.
Mutirão contra o Aedes aegypti no Conjunto Habitacional Victório Bonfanti e Jardim Alto do São Rafael será realizado no dia 01 de abril
O trabalho visa prevenir a incidência das doenças ocasionadas pelo mosquito, com o recolhimento de objetos que podem acumular água
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa mais uma etapa do Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti. De acordo com o cronograma de ações, os trabalhos serão realizados na sexta-feira, dia 01 de abril no Conjunto Habitacional Victório Bonfanti e Jardim Alto do São Rafael, das 08h às 12h.
Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.
Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
Confira o cronograma do Mutirão da Dengue em suas próximas etapas:
QUINTA E SEXTA – FEIRA – 07 E 08 DE ABRIL
VILA SUMARÉ
VILA SÃO JORGE
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.



Obras de infraestrutura no bairro Cristo Redentor buscam solução para alagamentos
Descalvado anuncia “Campanha de Atualização dos Rebanhos – 1º e 2º Semestres”
Veja as principais ações de Leme divulgadas pela SECOM na sexta-feira, 24 de outubro
Açougueiro é preso por furto. Velho conhecido da polícia, morador na zona norte, comete furto no Cerrado de Emas
Procurador do Município de Pirassununga, diz que DENÚNCIA do MP, em relação ao Palácio das Convenções, são levianas e mentirosas. Município não cumpre o determinado da justiça
PM Ambiental. Operação Pré-Fiscalização, ações pontuais e fiscalizações diversas