Leme. Selo Ouro pelo segundo ano por alfabetização. Veja Campanha de Doação de Sangue

A Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Leme, sob a gestão do prefeito Claudemir Borges (PSD), divulgou nesta terça-feira o calendário de doação de sangue para 2026, com início programado para o dia 11 de fevereiro. Na ocasião, a administração também celebrou a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Ouro, em reconhecimento às ações planejadas e executadas em prol da alfabetização no município.
Leme conquista pelo segundo ano consecutivo Selo Ouro por planejar e realizar ações em prol da Alfabetização
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização foi instituído como estratégia do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e visa o reconhecimento de boas práticas e dos esforços realizados pelos municípios em prol da alfabetização
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Educação informa que a cidade de Leme conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro como premiação do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um emblema que atesta o empenho das gestões estaduais, municipais e distrital em assegurar o direito à alfabetização das crianças de forma a reconhecer secretarias de educação que demonstrem, por meio de documentos comprobatórios, a realização de ações estruturantes e o cumprimento de condicionalidades específicas.
“A conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Ouro comprova os esforços de toda a comunidade escolar, Secretaria de Educação e administração pública para a garantia dos direitos de alfabetização de todas as crianças na idade certa. Mais um reconhecimento que coloca a educação de Leme em evidência” enfatiza o Secretário de Educação, Elias Eliel Ferrara.
Para a concessão do Selo são avaliados os esforços das secretarias de educação em prol da alfabetização considerando a colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal), a institucionalização e implementação da política de alfabetização e/ou ações no âmbito da alfabetização de crianças, a implementação das ações de formação de professores e gestores e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. A avaliação desses critérios para a obtenção do Selo resulta na pontuação final máxima de 150 pontos.
De acordo com a pontuação, o município classifica-se em uma das categorias: Bronze, Prata e Ouro. A classificação em uma das categorias confere à secretaria de educação Certificado de reconhecimento pelo Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, divulgação nos canais de comunicação do Ministério da Educação e das secretarias de educação estaduais, distrital e municipais reconhecidas com o Selo, com os respectivos créditos.
O município de Leme comprovou o planejamento e realização de ações em prol da alfabetização que vão desde a adoção de materiais de apoio à formação continuada de professores alfabetizadores.
“Planejamento, investimento e valorização dos profissionais da educação são pilares da nossa administração, e esse selo ouro comprova que estamos no caminho certo. O recebimento, pelo segundo ano consecutivo demonstra que políticas públicas bem estruturadas, executadas com responsabilidade, geram avanços concretos na alfabetização.” destaca o Prefeito Claudemir Borges.
“Esse resultado consecutivo também é fruto do trabalho iniciado na gestão anterior da Secretária de Educação, Roberta Cristina Borges, que contribuiu para a estruturação das ações e para o fortalecimento da política de alfabetização no município. Esse planejamento foi e ainda é fundamental para a consolidação dos avanços alcançados,” conclui o Secretário Elias.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Maria Augusta Thomaz, 133 – Centro ou através do telefone (19) 2666-0955.
Calendário de doação de sangue 2026, terá início no dia 11 de fevereiro
“Seja a diferença na vida de alguém: Doe Sangue, salve vidas”
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria da Saúde e em parceria com a Unicamp, informa sobre a realização da primeira etapa do calendário de doação de sangue 2026, que será realizada na Faculdade Anhanguera no dia 11 de fevereiro.
A Unicamp disponibilizará estrutura para receber até 100 voluntários, que devem ter idade entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para doar sangue, os voluntários também devem estar descansados e alimentados, evitando o consumo de alimentos gordurosos antes da doação. Outro quesito a ser observado é o intervalo entre doações:
· Homens podem doar até 4 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre uma doação e outra;
· Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 90 dias entre uma doação e outra;
· Doadores que tenham entre 60 e 69 anos podem doar até 2 vezes ao ano, respeitando o intervalo mínimo de 180 dias entre uma doação e outra.

PROCURE ORIENTAÇÃO CASO FAÇA USO DE ALGUM MEDICAMENTO OU TENHA RECEBIDO ALGUMA VACINA RECENTEMENTE
Todo o material coletado seguirá para o Hemocentro de Campinas e para o Hemonúcleo de Piracicaba, que são responsáveis pelo fornecimento de todo o sangue utilizado em cirurgias e transfusões realizadas no município
Doar sangue é um ato de extrema importância para salvar vidas. Com uma única doação – de 450 ml – o doador pode salvar a vida de até 4 pessoas, e essa quantidade de sangue é reposta em seu organismo em 24 horas. A doação é muito rápida, normalmente realizada em menos de uma hora e é muito segura, sem nenhum risco ao doador. É um pequeno gesto de solidariedade que pode fazer toda diferença. “Seja a diferença na vida de alguém: Doe Sangue, salve vidas”.
A Faculdade Anhanguera está localizada na Rua Waldemar Silenci, 340 – Cidade Jardim. Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Saúde, localizada na Avenida Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
CALENDÁRIO 2024 DE DOAÇÃO DE SANGUE
ETAPA 1: 11 de Fevereiro
ETAPA 2: 22 de Abril
ETAPA 3: 24 de Junho
ETAPA 4: 19 de Agosto
ETAPA 5: 21 de Outubro
ETAPA 6: 16 de Dezembro


Polícia Militar Ambiental continua no combate aos crimes ambientais
Leme. Polícia Militar atua firmemente no combate ao crime em todas frentes
Cor do ano de 2026 traz calma e paz para decoração dos ambientes
PM de Pirassununga retira de circulação adolescente e homem procurado pela Justiça
Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro
Caseiro de Fazenda em Araras é preso em flagrante pela PM Ambiental por crime ambiental e posse de Armas de Fogo