Cor do ano de 2026 traz calma e paz para decoração dos ambientes

Foto: Max Vakhtbovycn/Pexels
Cloud Dancer tem base off-white e promete elegância e sofisticação
A cor do ano de 2026, anunciada pelo Pantone Color Institute, é a 11-4201 Cloud Dancer, descrita como “um branco sublime que simboliza uma influência calmante em uma sociedade que redescobre o valor da reflexão tranquila”.
A proposta do chamado “branco ondulante e imbuído de serenidade” é incentivar o relaxamento e o foco, permitindo que a mente divague e a criatividade floresça, abrindo espaço para a inovação.
Com presença marcante, a cor convida a um espaço onde função e sensação se entrelaçam para construir atmosferas de serenidade e amplitude, proporcionando um refúgio de pureza visual que inspira bem-estar e leveza.
De acordo com o Pantone Color Institute, Cloud Dancer simboliza a busca por um recomeço, uma espécie de tela em branco, abrindo espaço para novos pensamentos e abordagens.
Ao contrário de um branco frio, a cor de 2026apresenta nuances sutis que equilibram frescor com doçura visual. A sua base off-white permite que se torne simultaneamente neutro e sofisticado, uma alternativa para quem busca dar protagonismo aos materiais, à luz, aos móveis ou aos objetos na hora de decorar o ambiente.
Escolhas para cada ambiente
Nas redes sociais, a arquiteta Rúbia Michels aponta que a cor do ano de 2026 é perfeita para ser usada como base quando se busca mais leveza em contrastes. “A ela, é possível adicionar outros elementos, como madeira, plantas, flores. A Cloud Dancer pode estar em elementos como paredes, móveis, tapete e cortina. Esta é uma cor que traz leveza sem qualquer esforço.”
Quem pretende aproveitar os saldões, comuns no início de ano, pode optar pela Cloud Dancer na hora de escolher um cabeceira para cama, uma cômoda ou um guarda-roupa em promoção para trazer essa leveza para o quarto.
De acordo com o Pantone Color Institute, a cor também auxilia no conforto visual e permite que o espaço mantenha a percepção de amplitude sem comprometer a definição dos demais materiais.
Para utilizá-la na sala, as opções podem incluir móveis como, mesa de centro ou sofá reclinável com desconto, e também objetos decorativos, como quadros e nichos. Em mobiliários de espaços de trabalho, a Cloud Dancer garante uniformidade, reduzindo a fadiga visual, e pode ser usada em mesas e escrivaninhas.
O setor moveleiro já está atento à tendência e tem oferecido opções para os consumidores. Na Sono Show, empresa presente no mercado há mais de 30 anos, o mostruário traz opções considerando a cor de 2026.
Na prática, a Cloud Dancer é capaz de iluminar ambientes, trazer sensação de amplitude para áreas pequenas, suavizar espaços com muitos objetos e auxiliar na organização visual de ambientes.
A versatilidade possibilita que seja combinada com diferentes cores, texturas e estilos decorativos. Junto a tons naturais, como beges, areia, verde-oliva, cinzas ou terracota, reforça a sensação de ligação à natureza e cria ambientes orgânicos.
Com metais, como bronze escovado, latão, inox mate ou até preto fosco, oferece destaque se usada como pano de fundo, o que confere um toque industrial ou contemporâneo. No caso de tapetes com estampas geométricas, cerâmicas artesanais, azulejos texturizados ou cortinas em linho, combinados com a Cloud Dancer, há o protagonismo sem tornar o ambiente pesado.
Cor do ano traz calma e paz em ambientes com estética elevada
Desde que começou a eleger a cor do ano, em 1999, esta é a primeira vez que a Pantone escolhe um tom de branco como protagonista. A inspiração veio dos tons cinza-esbranquiçados de uma pena, daí o nome que evoca nuvens e movimento, na tradução: “dançarino das nuvens”. Trata-se de um branco etéreo, que aparece como resposta a um mundo saturado de estímulos, e faz um convite à introspecção, à serenidade e à clareza.
No campo estético, a cor Cloud Dancer é uma cor estrutural fundamental, cuja versatilidade serve de base para outras se destacarem. Com isso, harmoniza com qualquer paleta e cria contrastes elegantes.
A Pantone destaca que, em um momento de transformação global, Cloud Dancer expressa o desejo por uma vida mais equilibrada, coesa e intencional. O branco, tradicionalmente associado à pureza e ao minimalismo, aparece, aqui, como uma construção emocional mais ampla: ele organiza o olhar, reduz ruídos e ajuda a restaurar a atenção.
“Neste momento de transformação, Cloud Dancer é um tom de branco discreto que oferece uma promessa de clareza”, explica a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman. “A cacofonia que nos cerca se tornou avassaladora, dificultando ouvir as vozes de nosso eu interior. Uma declaração consciente de simplificação, Cloud Dancer amplia nosso foco, oferecendo alívio da distração das influências externas”.


Polícia Militar Ambiental continua no combate aos crimes ambientais
Leme. Polícia Militar atua firmemente no combate ao crime em todas frentes
Leme. Selo Ouro pelo segundo ano por alfabetização. Veja Campanha de Doação de Sangue
PM de Pirassununga retira de circulação adolescente e homem procurado pela Justiça
Etec Tenente Aviador Gustavo Klug: Duas Décadas Decolando Rumo ao Futuro
Caseiro de Fazenda em Araras é preso em flagrante pela PM Ambiental por crime ambiental e posse de Armas de Fogo