Leme. No primeiro dia útil de janeiro de 2026, prefeito lemense emite vários comunicados à população

Participação popular fortalece o planejamento do turismo e amplia oportunidades de investimento no município.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida a população a participar da Pesquisa de Percepção do Turismo.
Leme participa, pelo terceiro ano consecutivo, da Pesquisa de Percepção do Turismo, iniciativa realizada anualmente junto aos moradores das cidades turísticas do Estado de São Paulo. Em sua sexta edição, a pesquisa tem como objetivo compreender como a população local percebe o turismo em seu município, contribuindo diretamente para o planejamento e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor.
A pesquisa teve início no dia 10 de novembro e segue aberta até 31 de janeiro de 2026. A participação é simples e totalmente on-line, por meio de um questionário rápido disponível no link:

A ação é desenvolvida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP), com o apoio das administrações municipais na mobilização da população. Na edição anterior, a pesquisa registrou mais de 30 mil respostas válidas, provenientes de 438 municípios paulistas.
A adesão dos moradores de Leme é fundamental. Ao atingir mais de 200 respostas, o município passa a receber um diagnóstico individual, que apresenta as percepções da população sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo local. Além disso, quanto maior o número de participantes, melhor é a pontuação de Leme no ranqueamento estadual, o que pode resultar em maior acesso a recursos para investimentos em espaços públicos e ações voltadas ao turismo.
No município, a pesquisa é aplicada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O acesso ao questionário pode ser feito pelo banner disponível no site oficial da Prefeitura, além de diversos QR Codes distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destaca a relevância da iniciativa:
“Esta pesquisa é muito importante como um indicador da sustentabilidade do turismo nas cidades, quando se trata do ponto de vista do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo na região. A partir dos resultados, os gestores conseguem identificar quais iniciativas devem ser mantidas e quais precisam de melhorias no desenvolvimento de políticas públicas e na tomada de decisões.”
A Prefeitura de Leme reforça o convite para que a população participe e contribua com o futuro do município. Sua opinião é essencial para fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento da cidade.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental
A saúde mental é cada vez mais reconhecida como uma prioridade mundial de saúde e desenvolvimento econômico.
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria da Saúde, informa sobre o “Janeiro Branco: Mês da Conscientização da Saúde Mental”.

A Campanha Janeiro Branco surgiu no Brasil em 2014, por uma iniciativa de psicólogos da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, cujo principal objetivo é o de informar e conscientizar as pessoas sobre o tema da saúde mental.
O mês de Janeiro e a cor branca foram escolhidos por alusão às tradicionais comemorações das festas de fim de ano, quando as pessoas costumam realizar balanços das ações individuais e planejar, para o próximo ciclo de 12 meses, novas resoluções e metas. De acordo com os idealizadores, de maneira simbólica, o primeiro mês do ano é reservado como uma “página em branco” para que novas práticas sejam reescritas, objetivando o bem estar da saúde mental.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde)
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população diagnosticada. A OMS também acende um alerta sobre a saúde mental dos brasileiros, já que uma em cada quatro pessoas no país sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. O Janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só se tornou um marco oficial no calendário do Brasil em 2024.
(Fonte: rádio senado – www12.senado.leg.br).
As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Também são classificadas como doenças mentais, os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Esses transtornos decorrentes da saúde mental acabam afetando os indivíduos, que ficam impossibilitados (temporária ou permanentemente) de exercer suas funções laborais, impactando na economia pessoal e pública.
Cuidados e recomendações
l Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
l Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
l Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
l Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)
l Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
l Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;
l Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;
l Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, a saúde mental é um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e ser capaz contribuir com a comunidade. A saúde mental prejudicada está associada a rápidas mudanças sociais, condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, discriminação de qualquer tipo, estilo de vida não saudável, risco de violência, e violação de direitos ou dignidade individual.
A Prefeitura de Leme, disponibiliza na rede pública de saúde, unidades para atendimento psicossocial, no CAPS Adulto, CAPS Infantil, CAPS AD e Ambulatório de Saúde Mental.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro ou pelo telefone 3097-1068 ramal 1543, ou na Secretaria de Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705 – Jd. Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
SADS informa sobre inscrições para o Programa Bolsas de Estudos
O Programa tem por objetivo auxiliar na concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que está dando início ao Programa de Bolsa de Estudos 2026.
O Programa tem como objetivo auxiliar com a concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A, nos termos do contrato de concessão de uso de imóvel celebrado entre o Município de Leme e a referida Instituição de Ensino em 17 de julho de 1.990.
Aos interessados, as informações sobre as inscrições:
As inscrições serão somente através do site www.portalsadsleme.com.br.
As inscrições deverão ser realizadas para novas solicitações e também renovações.
Confira o calendário:
Período de Inscrição: 12 de janeiro a 20 de fevereiro;
Divulgação da Lista Pré-Classificatória: 04 de março
Apresentação de Recurso: 05, 06 e 09 de março
Divulgação Lista Final: 11 de março
Todas as listas e informações serão divulgados através do Portal (https://portalsadsleme.com.br/)
· Documentos necessários: RENOVAÇÕES:
Ø Boleto da Anhanguera do último mês, com comprovante de pagamento;
Ø Histórico Escolar do exercício de 2025;
Ø Extrato Financeiro* (fornecido pela instituição, também disponível no Portal do Aluno, opção Financeiro);
o *eventuais prints de tela, deverão conter a identificação do aluno
Ø Comprovante de renda de cada membro do grupo familiar; – Quando registrado, últimos 03 holerites;
o No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Comprovante de residência atualizado
· Documentos necessários NOVAS SOLICITAÇÕES:
Ø Carteira de Identidade com foto (de cada membro familiar);
Ø CPF/MF (de cada membro familiar);
Ø Certidão de Nascimento (de cada membro familiar, caso não possua Carteira de identidade)
Ø Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável com duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Carteira Profissional (foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, página seguinte em branco, e última alteração salarial), de todas as pessoas maiores de 18 anos que residem no imóvel.
o Carteira Profissional Digital – Exportar PDF pelo APP e imprimir
*No caso de aposentado com menos de 70 anos apresentar carteira de trabalho também.
• Comprovante de Renda de cada membro do grupo familiar:
Ø Quando registrado, últimos 03 holerites;
Ø No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas)
Ø Aposentados ou Beneficiários, apresentar extrato do banco referente aos últimos 03 meses, cópia do cartão do benefício (caso o nome do beneficiário não conste do extrato)
• Comprovante de Residência dos últimos 03 anos (01 comprovante referente a cada ano. Ex.: Janeiro/2023, Janeiro /2024, Janeiro /2025);
*Qualquer documento que comprove que o candidato resida no município de Leme há mais de 03 anos. Ex: Contas no nome, carteira de trabalho, contrato de compra ou financiamento. Caso não possua, fazer declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovante de Imóvel próprio, alugado, financiado ou cedido:
Ø Caso resida em imóvel próprio (que não esteja financiado): Cópia da escritura do Imóvel onde reside o candidato, juntamente com cópia do carnê do IPTU que conste seu valor venal referente ao ano anterior;
Ø Caso resida em imóvel alugado: Cópia do contrato de locação do Imóvel e recibo de pagamento dos últimos três (03) meses;
Ø Caso resida em imóvel financiado: Cópia do Contrato de financiamento, ou outro documento comprobatório da posse do Imóvel, e recibo de pagamento da última parcela;
Ø Caso resida em imóvel cedido: Apresentar declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovantes de pagamento da ELEKTRO ou SAECIL, referente ao mês atual (Ex.: janeiro/2025), relativo ao imóvel onde reside (os comprovantes deverão estar em nome do aluno ou de seu responsável);
• Comprovante de Matrícula fornecido pela Faculdade ou boleto pago referente a Matrícula;
• Documentos comprobatórios do candidato, caso seja portador de doença grave ou deficiência física ou mental.
Outras informações podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro, ou através do telefone 3097-1068.
Janeiro Branco: sinal de alerta para a saúde mental
Entendendo e cuidando da Hanseníase
A Prefeitura de Leme, por meio da Secretaria da Saúde, informa sobre o Janeiro Roxo – Mês da Prevenção à Hanseníase.
O que é?
A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

Sinais e sintomas:
· sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
· manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
· áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor;
· caroços e placas em qualquer local do corpo;
· diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como se transmite?
Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença. Somente um pequeno percentual, em torno de 5% de pessoas, adoecem. Fatores ligados à genética humana são responsáveis pela resistência (não adoecem) ou suscetibilidade (adoecem). O período de incubação da doença é bastante longo, variando de três a cinco anos.
Como tratar?
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
Como se prevenir?
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
(Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde)
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Av. Dr. Hermínio Ometto, 705, Jardim Alvorada, ou pelo telefone 3097-1010.
Férias de Janeiro – Atenção com as crianças
A diversão das crianças depende de cuidados e atenção de todos os tipos e formas.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Comunicação Social, orienta sobre os cuidados e atenção com as crianças na época de férias.
A chegada das férias de final de ano e de janeiro são muito aguardadas pelas crianças, afinal, são praticamente 2 meses que poderão brincar e se divertir.

Contudo para as brincadeiras e diversões serem garantidas, alguns cuidados devem ser observados:
l Cuidar da hidratação é fundamental: mesmo que as crianças digam que não estão com sede, precisam consumir água constantemente;
l Cuidado com o sol: evitar o sol entre o período das 10h às 16h pois é considerado o mais nocivo à saúde e, nunca esquecer do uso de protetores solares;
l Alimentação leve: comer frutas, legumes e verduras é uma ótima opção, além de ajudar na hidratação, a digestão é mais simples;
l Atenção para rede elétrica: Soltar pipa ou “papagaio” é diversão garantida, porém longe dos postes e da rede elétrica, além de não usar o “cerol” que além de perigoso é crime. Cuidado também com as tomadas e fiação dentro de casa;
l Futebol somente em campos e quadras fechados: correr atrás da bola somente nos campos e quadras, a rua além de perigosa, pode machucar muito com os tombos;
l Cuidado com as bikes: o cuidado é redobrado com as bikes, pois os acidentes podem afetar quem está pedalando e também quem está por perto;
l Piscinas, praias e água: refrescar o calor e se divertir na água, requer muita atenção, cuidado com a desidratação, horário de sol forte, protetor solar, além de ficar sempre atento com o que as crianças estão fazendo.
Observando essas pequenas orientações, as férias das crianças terão muitas brincadeiras e diversões, tudo o que elas querem e precisam.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria da Comunicação Social, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000 ramal 1005 ou 1138.
Leme recebe classificação de Município Turístico
Leme avança no Mapa do Turismo Brasileiro e passa a ser classificada como Município Turístico
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turísmo, informa sobre a nova classificação de Leme no Mapa do Turismo Brasileiro.

Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Leme integra o Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Turismo. Na atualização mais recente, a cidade avançou de categoria e deixou de ser classificada como município de oferta turística complementar, passando a figurar como Município Turístico, classificação que indica maior estruturação e organização do setor.
A mudança de categoria é resultado do cumprimento dos critérios técnicos exigidos pelo sistema, como a manutenção do Conselho Municipal de Turismo ativo, a atualização do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e o envio regular de informações ao SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro).
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Patrícia Cunha Bertini, a nova classificação reflete o fortalecimento da gestão do turismo no município. “O avanço no Mapa do Turismo demonstra que Leme atende aos requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo e que o município vem organizando suas políticas públicas voltadas ao setor”, destacou.

A permanência e a evolução no Mapa do Turismo Brasileiro possibilitam ao município acesso a programas, convênios e recursos federais destinados ao desenvolvimento do turismo, além de contribuir para o planejamento de ações voltadas à infraestrutura, promoção turística e fortalecimento da economia local.
O prefeito Claudemir Aparecido Borges ressaltou a importância do reconhecimento para o desenvolvimento do município. “O turismo é um setor que gera oportunidades, movimenta o comércio e contribui para a geração de emprego e renda. Esse avanço no Mapa do Turismo é mais um passo dentro do planejamento do município”, afirmou.
Próxima etapa

Com a classificação federal consolidada, a Prefeitura de Leme segue trabalhando para atender aos critérios necessários à obtenção do título de Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Governo do Estado de São Paulo. O reconhecimento no Mapa do Turismo Brasileiro contribui como base técnica para esse processo, que pode garantir novos investimentos voltados ao desenvolvimento turístico local.

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Leme recebe classificação de Município Turístico
O Alistamento Militar 2026 será realizado virtualmente ou diretamente na sede da Junta de Serviço Militar caso não consiga realizar virtualmente.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Junta de Serviço Militar, informa sobre o Alistamento Militar – 2026, para jovens que nasceram no ano de 2008, independente do mês de nascimento, e que devem realizar o Alistamento Militar obrigatório a partir do próximo dia 1º de janeiro até o dia 30 de junho de 2026.

O alistamento poderá ser realizado virtualmente ou presencialmente.
1º Virtualmente – acesso através do link: http://www.alistamento.eb.mil.br/
2º Diretamente na sede da Junta de Serviço Militar.
Para o alistamento virtual (on-line):
Será necessário a criação de uma conta no portal GOV.BR, ter em mãos RG, CPF, número de telefone composto por 11 dígitos, e-mail particular e endereço residencial completo.
Caso não consiga realizar alistamento virtual (on-line):
Deverá comparecer diretamente na sede da Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085, Térreo – Centro, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência, além de um documento oficial com foto.
Nascidos antes de 2007.
Vale ainda salientar que jovens nascidos em anos anteriores a 2007 somente poderão se alistar de forma presencial. Para isso, é necessário comparecer a sede da Junta de Serviço Militar portando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de celular próprio e e-mail particular.
Portadores de necessidades especiais nascidos em 2008 ou em anos anteriores o procedimento de Alistamento Militar também se faz obrigatório.
Para este grupo, em especial, o procedimento será somente realizado de maneira presencial.
Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
· obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
· ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
· prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
· obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
· inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
· exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
· receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Outras informações podem ser adquiridas diretamente na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua: Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – Térreo – Centro ou através do telefone 3097-1000 ramal 1035.


Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento
Leme. Prefeito Claudemir Borges segue governando de “A a Z”
GCM de Pirassununga segue autuou jovem soltando ‘pipa’ com linha ‘chinesa’. Outro foi multado por queima de fios de cobre
PMAmb da 2ª Cia, incessante no combate aos crimes ambientais
Falecimento da Sra. Nilse Tuckmantel
PMs dos pelotões da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental incansável no combate aos crimes ambientais