Fazenda da Aeronáutica Inaugura salão histórico ao completar 71 anos
Na segunda-feira (10) a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS), inaugurou seu Salão Histórico. Durante a cerimônia de inauguração o Coronel Samuel de Mattos Barroso Júnior, Diretor da Fazenda, destacou a importância deste espaço para a preservação da cultural e histórica da cidade de Pirassununga.
“Preservar a memória institucional através do seu patrimônio e manter a instituição viva é uma forma de fortalecer suas bases. Pesquisar, registrar e expor esta história representa uma ascensão da preservação da memória institucional”, enfatizou Barroso.
O Salão Histórico da FAYS é um marco que simboliza os 71 anos de existência voltados à missão de ocupar, produzir e vigiar. Através da exposição são reveladas as relações entre seu passado e presente, por meio de sua função social e educacional, além de registrar a importância para as Organizações Militares situadas no município, e da Força Aérea Brasileira (FAB), uma vez que o espaço traz ao público a oportunidade de conhecer fatos marcantes desses importantes entes.
A cerimônia contou com a presença do Brigadeiro-do-Ar da David Almeida Alcoforado comandante da Academia da Força Aérea, ex-diretores, o vereador Vitor Naressi (MDB), Secretário de Esportes José Lourenço Marinho, miliares da ativa – reserva, civis e diversos convidados como os familiares do primeiro diretor da Fazenda, Capitão Marcondes.
A Rica história da FAYS
A história se inicia no ano de 1942, quando o então Ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, em oficio de nº G/213 de 7 de novembro daquele ano, fazia uma exposição de motivos ao Presidente da República Getúlio Vargas sobre a necessidade de um novo local para implantação de uma nova e definitiva Sede da Escola de Aeronáutica.
Através de decreto nº 13.882, de 8 de março de 1944, o Governador do Estado de São Paulo declara de utilidade pública a área de 6.502 hectares e, o então interventor do Estado de São Paulo, Dr. Fernando Costa, faz a entrega da área ao Ministério da Aeronáutica.
A FAYS passou, então, a ser um estabelecimento agropastoril com a finalidade de suprir as Unidades Militares e as famílias dos funcionários, civis e militares nela estabelecidos. Tinha, ainda, como objetivo, manter a vigilância de toda a área doada ao Ministério.
Com a criação, em 23 de agosto de 1945, através do decreto lei 7.892, do Serviço de Intendência da Aeronáutica, a Fazenda da Aeronáutica subordinou-se aos serviços de Reembolsável.
Em 4 de junho de 1948, o Capitão Intendente Francisco Marcondes Teixeira Leite Júnior, conhecido como “Chico Caçador”, assumiu, oficialmente, a direção da FAYS e desbravou toda a área hoje ocupada pelas FAB.
Pela Portaria nº 047/GM3, de 12 de janeiro de 1978, é concedida a Semi-Autonomia Administrativa à OM, e pela Portaria nº 330/GM3, de 24 de março de 1981, o Ministro de Estado da Aeronáutica, concede Autonomia Administrativa à FAYS.
Nos dias atuais
Atualmente são explorados 3.380 hectares, assim distribuídos: 1.326 com culturas anuais e perenes, 251 com exploração animal e 1.803 arrendados para o cultivo de soja e cana industrial.
Desenvolve, ainda, diversas atividades relacionadas à agroindústria: usina de beneficiamento e industrialização de leite (135 mil litros/mês); abatedouro para bovinos e suínos com 140 toneladas/mês com as normas de inspeção do SISP, além da fábricação de ração da FAB.


Acessibilidade digital deve ser prioridade na criação de sites para projetos sociais
SAEP. Emissário coletor de efluentes por gravidade é abandonado após ‘tubulação ser engolida por lama’
Criminoso foragido da justiça de Descalvado, cai nas mãos da equipe de ‘cana dura’ da PM de Pirassununga
Homem é preso em flagrante após invadir casa da ex-companheira e descumprir medida protetiva em Pirassununga
Pedreiro é preso em flagrante por violência doméstica, ameaça e dano a imóvel dos pais com quem mora
Colisão entre motocicleta e ônibus deixa uma vítima fatal na cidade de Leme