Ex-comandante do Bombeiros de Pirassununga é promovido ao posto de Capitão
Nesta terça feira, 24 de maio de 2022, foi promovido ao Posto de Capitão PM, conforme Diário Oficial do Estado de São Paulo Volume 132, Número 99, o então Comandante Interino do Pelotão de Bombeiros de Pirassununga, do 16ºGB, Michel Leme Beraldo.
A solenidade foi dirigida pelo Tenente Coronel Harley Washington A. Ferreira, contando com a presença do Capitão PM Augusto Carlos Cassaniga, que veio para realizar a substituição das insígnias, antes de Tenente, agora de Capitão ao mais novo promovido.
Além de outros Oficiais do Corpo de Bombeiros, de familiares e amigos, também marcaram presença o vereador Vitor Naressi, os secretários municipais GCM Inspetor Souza (da Segurança Pública Municipal), José Luiz Moura (do Meio Ambiente) e do comandante da GCM, Da Silva.
Do Capitão PM Cassaniga
O Capitão PM Cassaniga foi e é um exemplo e inspiração para o Capitão PM Beraldo desde sua adolescência. Tendo perdido o pai cedo, encontrou neste herói de farda inspiração para sua carreira profissional.
O Capitão PM Cassaniga participou de resgates históricos em grandes tragédias, como o desabamento do Edifício Luíz de Queiroz, conhecido popularmente como COMURBA em 1964 em Piracicaba; Fez parte da primeira equipe que formou o COE (Comandos e Operações Especiais); Participou do incêndio do Edifício Andraus em 1972, vindo a receber, ainda naquele ano, uma placa do Presidente Norte Americano, Richard Nixon, como reconhecimento e agradecimento pela coragem em arriscar sua vida em prol de outros; Ainda em 1972 esteve presente no primeiro sequestro de aeronave do país, um Electra II, onde duas patrulhas do COE adentraram na aeronave e conseguiram retirar a vítima; Participou também do incêndio do Edifício Joelma em 1974, onde através de suas decisões heróicas, diversas vidas foram poupadas, rendendo lhe merecidamente, pelas ações em ambos edifícios, de forma raríssima, duas promoções por ato de bravura; Atuou ainda no incêndio do Edifício Grande Avenida em 1981 de forma esplêndida, mais uma vez salvando vidas do sinistro; Por fim, participou de missões em outros Estados e até mesmo fora do País;
O Capitão PM Beraldo tem traçado como meta seguir os passos de sua inspiração, começou sua carreira como Soldado PM no de 2000, onde permaneceu estudando e tentando passar na tão sonhada “Escola de Oficiais”, onde conseguiu adentrar em 2007. Com formação em Ciências Policiais e da Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Pós Graduado no Curso de Bombeiros para Oficiais na Escola Superior de Bombeiros, Graduando em Engenharia Civil, Especialista em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica pela Marinha do Brasil, Especialista em Atendimento à Emergências com Produtos Perigosos pela Escola Superior de bombeiros, sendo por duas vezes, o único selecionado pela OPAQ (Organização para Proibição de Armas Químicas), organização sediada na Holanda, para representar o Brasil no “Ejercicio de Gabinete sobre Respuesta a Emergencias Químicas para Estados Partes de América Latina y Caribe”, ocorrido na Cidade do México, México em 2017 e no “Curso regional sobre toma de muestras y análisis en ambientes contaminados para los Estados Partes de América Latina y el Caribe” ocorrido em Bogotá, Colômbia, em 2019 em parceria com a INTERPOL e Polícia Nacional Colombiana. Se especializou também em “Terrorismo Radiológico e Nuclear”, assim como “Preparação e Resposta a um Atentado Bioterrorista”, ambos pela INTERPOL, além de diversos outros cursos voltados para área de Emergências Químicas.
Trabalhou como Soldado PM no Pelotão de Bombeiros de Pirituba, Pelotão de Bombeiros de Perus e Pelotão de Bombeiros de Vinhedo. Ao Concluir a Academia de Polícia Militar do Barro Branco, como Aspirante à Oficial, trabalhou no 8ºBPM/I, em Campinas, posteriormente como 2º Tenente PM no 49ºBPM/I, em Jundiaí, e após sua Pós Graduação no Curso de Bombeiros para Oficiais, como 1ºTenente PM, comandou o Pelotão de Bombeiros de Pirassununga, Pelotão de Bombeiros de Piracicaba e finalizou sua carreira como 1ºTenente PM comandando o Pelotão de Bombeiros de Rio Claro. Agora, nesta nova fase como Capitão PM, aguarda publicação da nova Unidade onde irá servir, entretanto estamos certos, que seu empenho, dedicação e firmeza de caráter o farão ter sucesso onde quer que vá. Parabéns Capitão Beraldo!
O Capitão PM Cassaniga deu entrevista ao vivo ao repórter Ademir Naressi, que pode ser vista no facebook.com/reporternaressi.
Fotos e vídeo – Ademir Naressi