Está aberto o alistamento militar obrigatário para quem completa 18 anos em 2020
Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. Desde a ultima quarta-feira (1º) teve início o prazo para realizar o alistamento on-line. Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.
Quem não tiver facilidade de acesso à internet ou caso o jovem não tenha CPF, ele deve ir à Junta de Serviço Militar levando em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.
O coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel Fernando Penasso, dá exemplos de impedimentos que podem ocorrer com quem não regularizar a sua situação. “Ele não poderá tirar passaporte, prestar exame para estabelecimento de ensino, tirar carteira de trabalho, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada”, exemplificou.
Quem perder o prazo para realizar o procedimento poderá regularizar a situação no próprio site do alistamento ou comparecendo à Junta de Serviço Militar, mas o atraso implicará no pagamento de multa. O alistamento militar é obrigatório e deve ser feito no ano que jovem completa 18 anos.
Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
Leandro de Souza Xavier, mora no Distrito Federal e completa 18 anos agora em 2020. “Eu vou fazer o alistamento pela internet porque é muito mais prático”, considera o jovem.
O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano. Para mais informações, acesse o site: https://www.defesa.gov.br/servico-militar
Por Lane Barreto/Ascom MD


Justiça mantém decisão e obriga Prefeitura de Pirassununga repassar verba de Emenda Parlamentar para Hemodiálise através da Santa Casa
Prefeito de Leme amplia olhar para autistas. Prefeito de Pirassununga “fecha os olhos” para Lei Municipal da vereadora Mirelle Bueno
Prefeito de Pirassununga volta a “dar tiro no pé”, ao querer desafetar área em bairro da zona leste para construir moradias do Minha Casa I e II
Operação Piracema – Fontes de Consumo de Pesca
Porto Ferreira. GCM cumpre mandado de internação provisória no bairro Vila Maria
IX Mostra Natalina da Rede Municipal de Ensino, intitulada “NATAL EM LEME: DIVERSIDADE QUE ENCANTA”