Descalvado e Pirassununga: História, Integração e Progresso

No próximo dia 6 de agosto, Pirassununga completará 205 anos de emancipação política. Logo em seguida, no dia 8 de setembro, será a vez de Descalvado celebrar seus 194 anos. A ligação entre os dois municípios — batizada em Pirassununga como Vicinal Carlos Cabianca e, em Descalvado, como Vicinal Vito Gaia Puoli— é histórica e, acredita-se, já existia muito antes das emancipações.
Durante décadas, o trajeto era feito inteiramente em terra batida. A mudança começou na administração do prefeito Ademir Alves Lindo (hoje no PSD), que realizou a pavimentação asfáltica do Jardim Petrópolis até a divisa com Descalvado.
Agora, após quase dois séculos, o município de Descalvado vê a conclusão dos 5,8 km restantes de seu trecho na vicinal Vítor Gaia.
A obra é uma conquista marcante da atual gestão municipal, do prefeito Panone Filho (PSD), que garantiu um avanço histórico para a infraestrutura local em pouco mais de um ano de governo.
Além do asfalto, o município expandiu seu potencial com melhorias na qualidade da água, ações de acolhimento para a população em situação de rua, zeladoria urbana eficiente e recapeamento de diversas ruas e avenidas. Até mesmo bairros que sofriam com a terra batida receberam material fresado retirado de rodovias, eliminando o problema da poeira.
Apesar das cobranças de opositores — incluindo figuras políticas de longa data que já ocuparam cargos de vice-prefeito e vereador sem apresentar os mesmos resultados —, a cidade de Descalvado não para. O município segue caminhando firme rumo a um futuro promissor e em pleno desenvolvimento.
Em sua página na rede social, Panone Filho, disse:
“O sonho está saindo do papel e muito próximo de se tornar realidade na vida da nossa gente!
O asfaltamento da vicinal que liga Descalvado a Pirassununga entra na sua última etapa e será finalizado em breve.
Uma conquista construída com muito trabalho, relacionamento político e compromisso com a população de nossa cidade, que há tantos anos espera essa obra.
Esse é o resultado de um mandato presente, que escuta, luta e entrega benefícios reais para Descalvado.
O progresso chegou, e vai transformar a vida de muita gente!”


Adolescente é assassinada em Leme. Polícia Civil investiga o caso
Leme. Polícia investiga ‘suicídio’ do Padre da Igreja Imaculada Conceição
Pirassununga. Denúncia de abandono e precarização da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) do SAEP
Santa Cruz das Palmeiras. População poderá sofrer com possível desativação da ambulância de Suporte Avançado
Lilian Barreto, vítima fatal de acidente em Pirassununga será sepultada em Tambaú
Não utilização de ‘catracas” contratadas para entrada da Semana Nenete, gera polémica