Denúncias e ação RIT levam PMAmb a realizar ações em Pirassununga e Leme

Diante denúncias chegadas ao 1º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, sediado na cidade de Pirassununga/SP, o 1º Tenente PM Ivo de Moraes, desenvolveu duas ações, uma no domingo, 9, e outra na segunda-feira, 10.
A primeira a ser colocada em prática ocorreu pela rua São Pedro, Vila Santa Fé/Cerrado de Emas/Pirassununga, onde o Sargento PM Rubem e o Cabo PM Cunha, componentes da viatura I-05202, constataram o corte de quinze (15) árvores nativas fora de área de APP.

O proprietário do local não apresentou durante a fiscalização autorização do órgão ambiental competente.
Assim, foi aplicada multa no valor de R$ 4.500,00 por violação do artigo 52 da Resolução SIMA 005/21, não havendo tipificação penal para a presente infração administrativa.
Já, a segunda ação aconteceu na cidade de Leme/SP, quando pela segunda-feira, 10, ao chegarem em uma propriedade rural, onde foi constatado pelos Cabos Fernando e Bergamini, da viatura I-05202, a destruição e danificação de vegetação nativa inserida em área de APP, sendo a área de 0,79 há embargada.

A ação também fez parte de fiscalização do RIT (Relatório de Informações Técnicas) n° 497/203/2023.
Diante dos fatos, foi elaborado um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.950,00 ao responsável pelo local com base no artigo 43 da Resolução SIMA 005/21, ficando o autuado orientado quanto ao embargo da respectiva área.
Cabendo ainda a apuração da responsabilidade penal com base no artigo 38 da Lei Federal no 9.605/98.


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira